A PROFISSÃO DOCENTE É A PROFISSÃO QUE VEM ENFRENTANDO VÁRIOS DESAFIOS AO LONGO DOS ANOS, TANTO NA SUA FORMAÇÃO INICIAL QUANTO NA SUA FORMAÇÃO CONTINUADA, COMO TAMBÉM NA VALORIZAÇÃO DA SUA PROFISSÃO, EXISTEM MUITAS BARREIRAS A SEREM QUEBRADAS E UM LONGO CAMINHO A PERCORRER PARA QUE SE CONSIGA CHEGAR AO DEVIDO RECONHECIMENTO. TENDO EM VISTA ESTE ASPECTO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A ÓTICA DOS DOCENTES EM RELAÇÃO A SUA PROFISSÃO, O QUE ELES PENSAM A RESPEITO DA DOCÊNCIA, O QUE LEVARAM A ESCOLHER A PROFISSÃO E COMO SE SENTEM EM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A PESQUISA QUE FUNDAMENTA ESTE ARTIGO FOI BASEADA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, ONDE FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO ONLINE ENVIADO AOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA DE ENSINO, QUE ATUAM DESDE O ENSINO BÁSICO AO ENSINO SUPERIOR. COM A ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE MUITOS DOCENTES ACREDITAM QUE A ESCOLHA DA PROFISSÃO SE DEU POR SENTIR QUE EXISTE UMA VOCAÇÃO COM O ENSINO E QUE COM A DOCÊNCIA CONSEGUEM FAZER A DIFERENÇA NA VIDA DOS ALUNOS. MUITOS AFIRMAM SENTIR MUITA DIFICULDADE PARA ENFRENTAR A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, A FALTA DE FORMAÇÃO ADEQUADA E UM AMBIENTE APROPRIADO SÃO UM DOS MOTIVOS PARA QUE ESSES DOCENTES NÃO SE SINTAM PREPARADOS PARA ENFRENTAR ESSA NOVA REALIDADE.