AULAS EXPERIMENTAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE FÍSICA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72943 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "OS CONCEITOS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO DA FÍSICA SÃO DE FORMA GERAL DIFÍCEIS DE ASSIMILAÇÃO, SENDO ASSIM NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI FAZER UMA ANALISE (PESQUISA BIBLIOGRÁFICA) QUANTITATIVA E QUANTITATIVA DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO, QUE ASSOCIAM OS CONTEÚDOS TEÓRICOS E NAS RESPECTIVAS PRATICAS EXPERIMENTAIS. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DON VIEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE, NA TURMA DE 3º ANO A COM QUANTITATIVOS DE ALUNOS DE 26. NA PRIMEIRA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA TRADICIONAL, EM SEGUIDA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO. NA SEGUNDA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPERIMENTAL, E POR FIM, FOI APLICADO O MESMO QUESTIONÁRIO COM AS ALTERNATIVAS REFERENTE AO ASSUNTO ABORDADO E MAIS 3 QUESTÕES SOBRE AS AULAS EXPERIMENTAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS AVALIAR A EFICÁCIA DESSA AULA. OS RESULTADOS MOSTRARAM UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA ABSORÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TODAS AS QUESTÕES INVESTIGATIVAS APRESENTADAS INICIALMENTE, COM ÊNFASE PARA A SEGUNDA QUESTÃO, POIS O PERCENTUAL DE ERROS PASSOU DE 100% PARA 85% DE ERROS E 15% DE ACERTOS. ESTES RESULTADOS CORROBORAM COM OUTROS AUTORES E REFORÇAM AS EVIDENCIAS QUE AS AULAS TRADICIONAIS ASSOCIADAS ÀS AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, SÃO ALTERNATIVAS SIMPLES E BARATAS, QUE ATUAM DE FORMA EFETIVA NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, MATERIAL DE BAIXO CUSTO, CAMPO MAGNÉTICO, ENSINO DE FÍSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID1136_09112020154944.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRLA VANESSA SILVA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => " MAYRLA VANESSA " "autor_email" => "mayrlavanessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72943 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 320 "inscrito_id" => 1136 "titulo" => "AULAS EXPERIMENTAIS COMO SUBSÍDIO PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "OS CONCEITOS QUE SÃO TRABALHADOS NO ENSINO DA FÍSICA SÃO DE FORMA GERAL DIFÍCEIS DE ASSIMILAÇÃO, SENDO ASSIM NECESSÁRIO O AUXÍLIO DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS. O OBJETIVO DESTE TRABALHO FOI FAZER UMA ANALISE (PESQUISA BIBLIOGRÁFICA) QUANTITATIVA E QUANTITATIVA DOS DIFERENTES TIPOS DE TRABALHO, QUE ASSOCIAM OS CONTEÚDOS TEÓRICOS E NAS RESPECTIVAS PRATICAS EXPERIMENTAIS. A PESQUISA FOI REALIZADA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DON VIEIRA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE NAZARÉ DA MATA – PE, NA TURMA DE 3º ANO A COM QUANTITATIVOS DE ALUNOS DE 26. NA PRIMEIRA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA TRADICIONAL, EM SEGUIDA FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO INVESTIGATIVO. NA SEGUNDA ETAPA, FOI MINISTRADA UMA AULA EXPERIMENTAL, E POR FIM, FOI APLICADO O MESMO QUESTIONÁRIO COM AS ALTERNATIVAS REFERENTE AO ASSUNTO ABORDADO E MAIS 3 QUESTÕES SOBRE AS AULAS EXPERIMENTAIS, PARA QUE PUDÉSSEMOS AVALIAR A EFICÁCIA DESSA AULA. OS RESULTADOS MOSTRARAM UMA MELHORA SIGNIFICATIVA NA ABSORÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA TODAS AS QUESTÕES INVESTIGATIVAS APRESENTADAS INICIALMENTE, COM ÊNFASE PARA A SEGUNDA QUESTÃO, POIS O PERCENTUAL DE ERROS PASSOU DE 100% PARA 85% DE ERROS E 15% DE ACERTOS. ESTES RESULTADOS CORROBORAM COM OUTROS AUTORES E REFORÇAM AS EVIDENCIAS QUE AS AULAS TRADICIONAIS ASSOCIADAS ÀS AULAS EXPERIMENTAIS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO, SÃO ALTERNATIVAS SIMPLES E BARATAS, QUE ATUAM DE FORMA EFETIVA NA APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Pôster (Resumo Expandido)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "AULAS EXPERIMENTAIS, MATERIAL DE BAIXO CUSTO, CAMPO MAGNÉTICO, ENSINO DE FÍSICA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD4_SA18_ID1136_09112020154944.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYRLA VANESSA SILVA DE FRANÇA" "autor_nome_curto" => " MAYRLA VANESSA " "autor_email" => "mayrlavanessa@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }