CHEMISTRY LIQUI: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO
DE LIGAÇÕES QUÍMICAS
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72926 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 997 "titulo" => """ CHEMISTRY LIQUI: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO\r\n DE LIGAÇÕES QUÍMICAS """ "resumo" => """ OS DESAFIOS DO ENSINO EM QUÍMICA SÃO INÚMEROS. ANALISANDO AS MATRIZES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE\r\n QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, PODE-SE ENCONTRAR DESDE CÁLCULOS MATEMÁTICOS ATÉ TEORIAS MODERNAS\r\n CIENTIFICAS, TORNANDO A MATÉRIA POUCO PALATÁVEL, A DEPENDER DA SUA ABORDAGEM. DADA A PROBLEMÁTICA,\r\n DIVERSAS METODOLOGIAS SÃO ANALISADAS E ABORDAGENS DIDÁTICAS SÃO PROPOSTAS. ENTRE AS ALTERNATIVAS\r\n DISPONÍVEIS, O USO DE JOGOS E DINÂMICAS SE DESTACA, CASO SEJA BEM TRABALHADA NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO.\r\n POR ISSO, AO LONGO DA GRADUAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURAS É COMUM QUE SE TENHA DISCIPLINAS OU\r\n PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM JOGOS OU ATIVIDADES SIMILARES NAS\r\n QUAIS O LÚDICO ESTÁ ENVOLVIDO. VISTO ISSO, O ESTUDO PROPÕE UM JOGO, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE\r\n DIDÁTICA DO ENSINO EM QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE-CAMPUS IGUATU, ONDE\r\n ELABOROU-SE UM JOGO DE CARTAS DENOMINADO CHEMISTRY LIQUI QUE, POR SUA VEZ, TEM POR OBJETIVO REFORÇAR,\r\n REVISAR OU AVALIAR OS ESTUDANTES, QUANTO SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.\r\n PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS, E\r\n DISCUTIU-SE COMO ESTA PROPOSTA PODERIA SER USADA EM FORMA DE “CAMPEONATO”. AO FINAL DO ESTUDO,\r\n VERIFICOU-SE UMA POTENCIALIDADE NA REFERIDA PROPOSTA, FICANDO ABERTO PARA UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL, COMPETIÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID997_06112020145831.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOSÉ MELO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO JOSE" "autor_email" => "rogeriojose099@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72926 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 299 "inscrito_id" => 997 "titulo" => """ CHEMISTRY LIQUI: UMA PROPOSTA DE JOGO PARA O ENSINO\r\n DE LIGAÇÕES QUÍMICAS """ "resumo" => """ OS DESAFIOS DO ENSINO EM QUÍMICA SÃO INÚMEROS. ANALISANDO AS MATRIZES CURRICULARES DA DISCIPLINA DE\r\n QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO, PODE-SE ENCONTRAR DESDE CÁLCULOS MATEMÁTICOS ATÉ TEORIAS MODERNAS\r\n CIENTIFICAS, TORNANDO A MATÉRIA POUCO PALATÁVEL, A DEPENDER DA SUA ABORDAGEM. DADA A PROBLEMÁTICA,\r\n DIVERSAS METODOLOGIAS SÃO ANALISADAS E ABORDAGENS DIDÁTICAS SÃO PROPOSTAS. ENTRE AS ALTERNATIVAS\r\n DISPONÍVEIS, O USO DE JOGOS E DINÂMICAS SE DESTACA, CASO SEJA BEM TRABALHADA NO ESPAÇO FORMAL DE ENSINO.\r\n POR ISSO, AO LONGO DA GRADUAÇÃO EM CURSOS DE LICENCIATURAS É COMUM QUE SE TENHA DISCIPLINAS OU\r\n PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM JOGOS OU ATIVIDADES SIMILARES NAS\r\n QUAIS O LÚDICO ESTÁ ENVOLVIDO. VISTO ISSO, O ESTUDO PROPÕE UM JOGO, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE\r\n DIDÁTICA DO ENSINO EM QUÍMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFCE-CAMPUS IGUATU, ONDE\r\n ELABOROU-SE UM JOGO DE CARTAS DENOMINADO CHEMISTRY LIQUI QUE, POR SUA VEZ, TEM POR OBJETIVO REFORÇAR,\r\n REVISAR OU AVALIAR OS ESTUDANTES, QUANTO SEU CONHECIMENTO ACERCA DO CONTEÚDO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS.\r\n PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO, FOI FEITO UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS, E\r\n DISCUTIU-SE COMO ESTA PROPOSTA PODERIA SER USADA EM FORMA DE “CAMPEONATO”. AO FINAL DO ESTUDO,\r\n VERIFICOU-SE UMA POTENCIALIDADE NA REFERIDA PROPOSTA, FICANDO ABERTO PARA UMA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS, PROPOSTA DE JOGO EDUCACIONAL, COMPETIÇÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA18_ID997_06112020145831.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROGÉRIO JOSÉ MELO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ROGÉRIO JOSE" "autor_email" => "rogeriojose099@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }