O ENSINO TRADICIONAL AINDA ? PERSISTENTE EM MUITAS ESCOLAS, VISTO QUE AINDA SE TEM A VIS?O DE QUE O PROFESSOR ? O ?NICO E DETENTOR DO CONHECIMENTO, LOGO O ALUNO ? APENAS UM REPRODUTOR DAQUILO QUE LHE FORA PASSADO. DESTA FORMA, ? NECESS?RIA A ADO??O DE UM ENSINO INOVADOR A PARTIR DE METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SURTIR UMA GRANDE CONTRIBUI??O NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ALUNO. O ENSINO DE QU?MICA AINDA TEM SIDO ALVO DE MUITAS PESQUISAS E ESTUDOS, VISTO QUE A DISCIPLINA ? TACHADA POR CHATA E DE DIF?CIL COMPREENS?O PELOS ALUNOS, E QUE A MESMA ? BASEADA APENAS EM AULAS COM F?RMULAS E TEORIAS. INFELIZMENTE MUITAS ESCOLAS AINDA N?O DISP?EM DE ESTRUTURA PARA ALUNAS EXPERIMENTAIS O QUE IMPLICA MAIS AINDA A JUN??O DA PR?TICA COM A TEORIA. EM CONTRAPARTIDA, EXISTEM ALTERNATIVAS PARA ESTAS PROBLEM?TICAS, COMO A UTILIZA??O DE EXPERIMENTOS E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E DE F?CIL AQUISI??O, DESTA FORMA O TRABALHO TEVE POR OBJETIVO A CONSTRU??O DE MOL?CULAS COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO PARA O ENSINO DO CONTE?DO DE GEOMETRIA MOLECULAR, REALIZOU-SE COM UMA TURMA DE ALUNOS DE UM CURSINHO PR?-VESTIBULAR DA CIDADE DE ABREU E LIMA ? PE. COM ISSO, PODE-SE OBTER RESULTADOS SATISFAT?RIOS E BASTANTE PRODUTIVOS PARA TAL, DESTACANDO QUE A PARTIR DAS MOL?CULAS OS ALUNOS CONSEGUIRAM ASSIMILAR MAIS O COMPORTAMENTO DE UMA MOL?CULAS FORA DE UM PLANO, E QUE ? POSS?VEL ABORDAR TEMAS COMO ESTE COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E QUE CONTRIBUEM DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM