RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2020-12-10 10:13:23" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72911 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO TEMA DE DISCUSSÃO NOS DIVERSOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, QUE VEEM ESSAS FERRAMENTAS COMO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE VIVEM EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. NA ATUALIDADE, EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, DISSEMINADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE INFORMAÇÃO, É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LAS E FILTRÁ-LAS PARA QUE SE POSSA ADQUIRIR CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCADORA, DEVE PROMOVER O USO RACIONAL E CIDADÃO DESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUE O JOVEM “NATIVO DIGITAL” POSSA USUFRUIR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DESSAS INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FORMA AUTÔNOMA, CRÍTICA E CRIATIVA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENQUANTO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESPAÇO ESCOLAR, OBJETO DESSA PESQUISA, FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ABORDADO, A ANÁLISE DOS DADOS E A ESCRITA DOS RESULTADOS ENCONTRADOS. EM RELAÇÃO AO TIPO, A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA E EM RELAÇÃO À MODALIDADE DE ABORDAGEM SE ENQUADRA COMO PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RED SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NESSE ASPECTO, A PESQUISA REVELOU QUE HOUVE RESULTADOS POSITIVOS, SENDO ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS, A DINAMIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RED." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1111_03112020182556.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENIZE CARLOS DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "HELENIZE MACÊDO" "autor_email" => "helen_ane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72911 "edicao_id" => 148 "trabalho_id" => 282 "inscrito_id" => 1111 "titulo" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED) NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM VEM SENDO TEMA DE DISCUSSÃO NOS DIVERSOS ÂMBITOS DA SOCIEDADE, QUE VEEM ESSAS FERRAMENTAS COMO NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES, QUE VIVEM EM UM MUNDO TECNOLÓGICO. NA ATUALIDADE, EM MEIO A TANTAS INFORMAÇÕES, DISSEMINADAS NOS MAIS VARIADOS MEIOS DE INFORMAÇÃO, É NECESSÁRIO SABER UTILIZÁ-LAS E FILTRÁ-LAS PARA QUE SE POSSA ADQUIRIR CONHECIMENTO. NESSE SENTIDO, A ESCOLA, ENQUANTO INSTITUIÇÃO EDUCADORA, DEVE PROMOVER O USO RACIONAL E CIDADÃO DESSAS INFORMAÇÕES, PARA QUE O JOVEM “NATIVO DIGITAL” POSSA USUFRUIR DA MELHOR FORMA POSSÍVEL DESSAS INFORMAÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DE FORMA AUTÔNOMA, CRÍTICA E CRIATIVA. ASSIM, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA RELATAR A EXPERIÊNCIA COM O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENQUANTO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM, NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA, NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. O ESPAÇO ESCOLAR, OBJETO DESSA PESQUISA, FOI A ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IRMÃ JOAQUINA SAMPAIO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PB. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA ABORDADO, A ANÁLISE DOS DADOS E A ESCRITA DOS RESULTADOS ENCONTRADOS. EM RELAÇÃO AO TIPO, A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO QUALITATIVA E EM RELAÇÃO À MODALIDADE DE ABORDAGEM SE ENQUADRA COMO PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE OS RED SÃO IMPORTANTES INSTRUMENTOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NESSE ASPECTO, A PESQUISA REVELOU QUE HOUVE RESULTADOS POSITIVOS, SENDO ALCANÇADOS OS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM PROPOSTOS, A DINAMIZAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES RED." "modalidade" => "Comunicação Oral (Artigo Completo)" "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: Pesquisa, Ensino e novas metodologias" "palavra_chave" => "RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS, ENSINO DE GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV138_MD1_SA26_ID1111_03112020182556.pdf" "created_at" => "2020-12-11 08:02:07" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELENIZE CARLOS DE MACÊDO" "autor_nome_curto" => "HELENIZE MACÊDO" "autor_email" => "helen_ane@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-v-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do V CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd21ef3c4d39_10122020101323.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-10 10:13:23" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }