OLIVEIRA, Natan Gomes De et al.. Análise de erros em problemas sobre fração. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72763>. Acesso em: 23/12/2024 03:25
O FEEDBACK DO PROFESSOR ACERCA DO ERRO E O INTERESSE DO ALUNO EM DESCOBRIR PORQUE ERROU O PROBLEMA, É ESSENCIAL PARA QUE ELE CRESÇA NO APRENDIZADO. CASO CONTRÁRIO, O ERRO ANALISADO SEM O COMPROMISSO DOS DOIS SERÁ SOMENTE MAIS UM ERRO, SENDO QUE PARA EXISTIR APRENDIZADO É NECESSÁRIO O EMPENHO DE AMBOS. OBJETIVO DA PESQUISA É ANALISAR ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO 6º ANO EM PROBLEMAS ENVOLVENDO FRAÇÃO, ASSIM COMO CRIAR CATEGORIA PARA AGRUPAR OS ERROS. A METODOLOGIA USADA SE BASEOU NA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, NA COLETA DE COLETA DE DADOS PAUTADA EM PROBLEMAS, COMO TAMBÉM NA ANÁLISE DE ERROS. ALÉM DESSE APARATO METODOLÓGICO, PARTIMOS DO PONTO DE VISTA TEÓRICO DAS REFLEXÕES REALIZADAS POR (CURY, 1994), (BRASIL, 1998), (BETORNI, 2004), (OLIVEIRA, 2015), (BASSANI 2014), AO DISCUTIREM O CONTEÚDO FRAÇÃO. A PESQUISA REVELOU QUE PASSAR OS PROBLEMAS DA LINGUAGEM MATERNA PARA A LINGUAGEM MATEMÁTICA, FOI OBSTÁCULOS PARA QUE OS ESTUDANTES DEIXASSEM EM BRANCO O ENIGMA. PERCEBEMOS QUE A MAIORIA DOS ALUNOS, DEMONSTRA ERROS EM LEITURA DE PROBLEMA ENVOLVENDO OS ASSUNTOS SUBTRAÇÃO E ADIÇÃO DE FRAÇÃO ACERCA DE CONTAGEM, BEM COMO ERROS NA LEITURA DE PROBLEMA ENVOLVENDO ADIÇÃO DE FRAÇÃO COM DOMINADORES DIFERENTES. DESSA FORMA, EXPLORAR NOVAS IDEIAS E REFAZER O CAMINHO ACERCA DO TEMA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA A RESPEITO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO DE FRAÇÃO, PODE SER UM PROCEDIMENTO, TANTO PARA QUEM LECIONA OS CONTEÚDOS QUANTO PARA QUEM APRENDE.