ESSE ESTUDO É RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB, REALIZADA ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2019 CUJO OBJETO É O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA ESSA DISCUSSÃO, TRAZEMOS AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA O ESTUDO, EMBASAMO-NOS: DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2009); BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (2017); CORSARO (2011); FREIRE (1987, 2008); SAUL E SILVA (2011) ENTRE OUTROS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, CUJOS PROCEDIMENTOS FORAM AS OBSERVAÇÕES E A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA E POR INSTRUMENTOS O DIÁRIO DE CAMPO E MICRO GRAVAÇÕES EM ÁUDIO E VÍDEO. PARA ANÁLISE DOS DADOS, O MÉTODO NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO. A PESQUISA REVELOU QUE AS CONTRIBUIÇÕES DE PAULO FREIRE PERPASSAM TODAS AS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NA EDUCAÇÃO INFANTIL, SEUS PRINCÍPIOS REVELAM-SE NAS PROFESSORAS PESQUISADAS, A PARTIR DO QUESTIONAMENTO DELAS À QUALIDADE DA EDUCAÇÃO OFERECIDA NAS CRECHES, DOS MATERIAIS, DA INFRAESTRUTURA DOS ESPAÇOS E, PRINCIPALMENTE, DOS MODOS COMO A EDUCAÇÃO INFANTIL É CONCEBIDA PELO ESTADO.