O PRESENTE ARTIGO PROPÕE-SE A DISCUTIR O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA DESDE A PERSPECTIVA TEÓRICA DE VIGOTSKI PERPASSANDO PELO MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA, CONSIDERANDO TAMBÉM A NOÇÃO DE ESTIGMA TRAZIDO POR GOFFMAN A FIM DE COMPREENDER, EM ESPECIAL, COMO OS DEFICIENTES AUDITIVOS ESTÃO INSERIDOS NO CENÁRIO ATUAL. A CONSTRUÇÃO DESTE ESTUDO, PORTANTO, CONSIDEROU PRODUÇÕES BIBLIOGRÁFICAS QUE VERSAM SOBRE A VISÃO DA PSICOLOGIA E DA PEDAGOGIA SOBRE O FENÔMENO DA DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SOBRE A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONSTRUÇÃO DENTRO DESSE CAMPO. AO LONGO DOS ANOS AS CONCEPÇÕES ACERCA DA DEFICIÊNCIA SOFRERAM MODIFICAÇÕES E TAIS MUDANÇAS CONDUZIRAM PARA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO MODELO SOBRE DEFICIÊNCIA. NESSE CONTEXTO, A PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DESSE ESTUDO TEM RELEVÂNCIA EVIDENTE E IMPORTANTE, SOBRETUDO PARA OS PROFISSIONAIS, ASSIM COMO TODA A POPULAÇÃO, DE MODO A CLAREAR EPISTEMOLOGICAMENTE OS LEITORES ACERCA DESSE FENÔMENO, AJUDANDO-NOS AINDA A ESTAR MUNIDOS DOS CONHECIMENTOS ADEQUADOS PARA LIDAR COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. POR FIM, TODA ESSA PRODUÇÃO TEM COMO OBJETIVO DE AUXILIAR QUE AS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA TENHAM IGUAIS CONDIÇÕES EM RELAÇÃO A OUTRAS PESSOAS EM MEIO A SOCIEDADE.