A ESCRITA ENVOLVE ASPECTOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS, LINGUÍSTICOS, PRAGMÁTICOS E COGNITIVOS, SE
TORNANDO UM TRABALHO COMPLEXO, POIS EXIGE DO ESCRITOR ORGANIZAÇÃO DE IDEIAS E DE CONTEÚDO,
ESTRUTURAÇÃO, ATENÇÃO A REGRAS GRAMATICAIS, LEITURA E REFLEXÃO, CLAREZA, DE FORMA QUE O LEITOR
COMPREENDA AS INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS. ESTE ESTUDO OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS PRESSUPOSTOS
MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DO 6º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA ANÁLISE
DOS PRESSUPOSTOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS-COGNITIVOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL DE UM ESTUDANTE DE 11 ANOS
DE IDADE, DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BARREIROS- PE. FOI
SOLICITADA AO DISCENTE A PRODUÇÃO DE UMA REDAÇÃO OBEDECENDO AO TEMA “A ENCHENTE OCORRIDA EM
BARREIROS NO ANO DE 2010”. NÃO FOI DETERMINADO O NÚMERO DE LINHAS E ATRIBUIÇÃO DE NOTA. PERCEBEU-SE
NA ESCRITA DO TEXTO A INCIDÊNCIA DE PALAVRAS REPETIDAS, ORAÇÕES COORDENADAS FRAGMENTADAS SEM COESÃO E
COERÊNCIA, SEGMENTAÇÃO INDEVIDA E AUSÊNCIA DE SEGMENTAÇÃO, IRREGULARIZAÇÃO ORTOGRÁFICA, AUSÊNCIA DE
PONTUAÇÃO, DE LETRA MAIÚSCULA, PARÁGRAFOS, AUSÊNCIA DE ACENTUAÇÃO, TROCA DE LETRAS E, ORALIZAÇÃO DA
ESCRITA. TORNA-SE NECESSÁRIO O DIÁLOGO SOBRE O TEXTO, COMO FORMA DE INCENTIVAR A UM MELHOR
DESEMPENHO DISCURSIVO, PARA QUE ESTE DISCENTE SAIBA SE EXPRESSAR E COMUNICAR COM A SOCIEDADE.