A ÁREA DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM GANHA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA POR MEIO DE ABORDAGENS MISTAS, DE UM LADO AS COGNITIVAS E DE OUTRO AS SUBJETIVISTAS, ENTRETANTO, TODAS TOMAM A LÍNGUA COMO FATO DE LINGUAGEM. NESSE ESTUDO, PROPÕE-SE DISCUTIR A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, NOS QUAIS A NOÇÃO DE SUJEITO ESTÁ ENTRELAÇADA À LÍNGUA. PARA TANTO, SE REPORTA AOS TRABALHOS DE LEMOS (1981-2006) QUE É INTERACIONISTA DIALÓGICA, BENVENISTE (1988,1989) PARA O QUAL A LÍNGUA E A LINGUAGEM DERIVAM DA SUBJETIVAÇÃO E ENUNCIAÇÃO, RESPECTIVAMENTE; E AOS TRABALHOS DE CHOMSKY (1980,1998), ENQUANTO PROPOSTA COGNITIVISTA E RACIONALISTA. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE COMENTADA DE FRAGMENTOS DE FALAS, DEMONSTRADOS PELOS AUTORES. PARTE-SE DA HIPÓTESE DE QUE A FILIAÇÃO A UMA ABORDAGEM EM DETRIMENTO DE OUTRA MODIFICA A IMAGEM DO OBJETO REFLETIDO E EXIGE UM LUGAR DE ESCUTA/REFLEXÃO PARTICULAR. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE SE INCLUIR O SUJEITO NOS ESTUDOS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, NÃO APENAS PARA SE COMPREENDER A COGNIÇÃO IMPLICADA ÀS QUESTÕES A ÁREA DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM GANHA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA POR MEIO DE ABORDAGENS MISTAS, DE UM LADO AS COGNITIVAS E DE OUTRO AS SUBJETIVISTAS, ENTRETANTO, TODAS TOMAM A LÍNGUA COMO FATO DE LINGUAGEM. NESSE ESTUDO, PROPÕE-SE DISCUTIR A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO, NOS QUAIS A NOÇÃO DE SUJEITO ESTÁ ENTRELAÇADA À LÍNGUA. PARA TANTO, SE REPORTA AOS TRABALHOS DE LEMOS (1981-2006) QUE É INTERACIONISTA DIALÓGICA, BENVENISTE (1988,1989) PARA O QUAL A LÍNGUA E A LINGUAGEM DERIVAM DA SUBJETIVAÇÃO E ENUNCIAÇÃO, RESPECTIVAMENTE; E AOS TRABALHOS DE CHOMSKY (1980,1998), ENQUANTO PROPOSTA COGNITIVISTA E RACIONALISTA. UTILIZOU-SE COMO METODOLOGIA ESTUDO BIBLIOGRÁFICO E ANÁLISE COMENTADA DE FRAGMENTOS DE FALAS, DEMONSTRADOS PELOS AUTORES. PARTE-SE DA HIPÓTESE DE QUE A FILIAÇÃO A UMA ABORDAGEM EM DETRIMENTO DE OUTRA MODIFICA A IMAGEM DO OBJETO REFLETIDO E EXIGE UM LUGAR DE ESCUTA/REFLEXÃO PARTICULAR. OS RESULTADOS APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE SE INCLUIR O SUJEITO NOS ESTUDOS DE AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM, NÃO APENAS PARA SE COMPREENDER A COGNIÇÃO IMPLICADA ÀS QUESTÕES AQUISICIONAIS, MAS TAMBÉM PARA SE DEPREENDER A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE RELACIONADA À LÍNGUA. , MAS TAMBÉM PARA SE DEPREENDER A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE RELACIONADA À LÍNGUA.