O TRABALHO DEDICA-SE À ANÁLISE ESPECÍFICA DA PREPOSIÇÃO DE E SUSTENTA QUE ELA É
ESTABELECIDA POR GRAMATICALIZAÇÃO QUE TEM VALOR SEMÂNTICO ESPACIAL OU TEMPORAL. DE É UM
EXEMPLO DE ITEM LEXICAL QUE POSSUI NITIDAMENTE AS CARACTERÍSTICAS ATRIBUÍDAS ÀS PREPOSIÇÕES:
RESULTA DE UM PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO; PODE EXERCER FUNÇÃO DE INDICAÇÃO ESPACIAL; E É
UMA UNIDADE LEXICAL COM VALOR SEMÂNTICO FORTEMENTE DEPENDENTE DO CONTEXTO SINTAGMÁTICO NO
QUAL SE ENCONTRA. O ESTUDO SOBRE A PREPOSIÇÃO ‘DE’ REVELA USOS NA ESCRITA DE FORMA BEM
PARTICULAR A DEPENDER DA LINGUAGEM. PARA ISSO, A TEORIA DA ENUNCIAÇÃO, SEGUNDO ÉMILE
BENVENISTE, QUE ESTUDA O HOMEM NA LÍNGUA, COMPREENDERÁ ESSE TERMO EM FUNCIONAMENTO NA
LÍNGUA. AO DESCREVER SOBRE A PREPOSIÇÃO ‘DE’, CONFORME AS GRAMÁTICAS BRASILEIRAS, PERCEBE-SE
QUE É BASEADA EM NOÇÕES PARADIGMÁTICAS CONSTANTES E GENÉRICAS, COMO ESPAÇO E TEMPO. A
PARTIR DOS ESTUDOS ENUNCIATIVOS DE BENVENISTE, AFIRMA-SE QUE A LÍNGUA DEPENDE DA DUPLA
DEFINIÇÃO DE SENTIDO, DE UNIDADE E DE LÍNGUA, UMA VEZ QUE ESTA PODE SER ANALISADA COMO
SISTEMA DE SIGNOS E COMUNICAÇÃO INTERSUBJETIVA, OU SEJA, A LÍNGUA ENQUANTO DISCURSO. PARA O
ESTUDO DE SENTIDO DA PREPOSIÇÃO ‘DE’, OBSERVA-SE QUE O SIGNIFICADO GENÉRICO E REPETÍVEL DA
LOCUÇÃO NA LÍNGUA TRANSFORMA-SE EM SENTIDOS PARTICULARES A PARTIR DA INTEGRAÇÃO DELA ENQUANTO
SIGNO-PALAVRA, SENDO UMA LOCUÇÃO IRREPETÍVEL NO ENUNCIADO. DESSA FORMA, O TRABALHO PROCURA
INVESTIGAR O SENTIDO, A PARTIR DO MARCADOR PREPOSICIONAL ‘DE’, EM ENUNCIADOS DA LÍNGUA
PORTUGUESA E EM OUTRAS LINGUAGENS, COMO A MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, OS ESTUDOS
ENUNCIATIVOS DE ÉMILE BENVENISTE (1988, 1989) FUNDAMENTARÃO TEORICAMENTE A PESQUISA, UMA
VEZ QUE O AUTOR MENCIONA ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MARCADORES DÊITICOS (PESSOA, TEMPO E ESPAÇO)
A PRESENÇA DO SUJEITO NA LÍNGUA, FUNDAMENTAL PARA O ENCONTRO DO SENTIDO TEXTUAL. ASSIM, PARA
ESTUDAR O SENTIDO DAS PREPOSIÇÕES, USAREMOS OS ASPECTOS METODOLÓGICOS QUE CONSISTEM EM
ANALISAR ENUNCIADOS PRESENTES EM LIVROS DIDÁTICOS E EM PROVAS, COMO AS DO ENEM (EXAME
NACIONAL DO ENSINO MÉDIO). DESTA FORMA, ESTA PESQUISA SE CARACTERIZA PELO CUNHO QUALITATIVO
DO TIPO DOCUMENTAL, TENDO EM VISTA, QUE PRETENDEMOS DIRECIONAR OUTRO TRATAMENTO ANALÍTICO ÀS
PROVAS MENCIONADAS.