Artigo E-book I CONEIL - Vol 01

E-books

ISBN: 978-65-86901-15-3

ABORDAGEM COGNITIVO-SÓCIO-HISTÓRICA DOS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO

Palavra-chaves: SEMÂNTICA COGNITIVA, CONCEPTUALIZAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, , E-book AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas
0 of 0
"2020-11-10 08:56:17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 71988 "edicao_id" => 143 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "ABORDAGEM COGNITIVO-SÓCIO-HISTÓRICA DOS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO" "resumo" => "PRETENDE-SE COM O PRESENTE TEXTO, SOCIALIZAR RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPREENDIDO SOBRE OS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, A PARTIR DO QUAL PROPOMOS APRESENTAR NOSSAS INFERÊNCIAS SOBRE POSSÍVEIS CONTINUIDADES OU PERMANÊNCIAS NO SISTEMA CONCEPTUAL DO TRABALHO, POR MEIO DAS OCORRÊNCIAS CONCEPTUALIZADORAS ESTUDADAS. O REFERIDO ESTUDO DEBRUÇOU-SE SOBRE TEXTOS JORNALÍSTICOS, DATADOS DOS SÉCULOS XIX AO XXI, QUE VERSAVAM SOBRE TRABALHO, EVOCANDO ESTE DOMÍNIO-ALVO, AINDA QUE DE MODO NÃO EXPLÍCITO. O ENFOQUE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO FOI, PRINCIPALMENTE, A TEORIA DO MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999) E APROFUNDADA POR LAKOFF (1987) E RECENTEMENTE POR KöVECSES (2009, 2010). DESSE MODO, A ANÁLISE SE DEU COM FOCO NOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA, POR NÓS ORGANIZADOS LEVANDO EM CONTA OS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS QUE NOS PARECERAM SALIENTES EM CADA UM DELES. A OPÇÃO POR ESTUDARMOS AS OCORRÊNCIAS, PRIMEIRAMENTE, POR SEUS DOMÍNIOS-FONTE, E, ENTÃO, NOS DEBRUÇARMOS SOBRE A TEIA SEMÂNTICA RESULTANTE, CONTEMPLANDO OS RESULTADOS DE MODO MAIS HOLÍSTICO, ABARCANDO TODO O PERÍODO COLETADO, NOS PARECEU SER UM CAMINHO HERMENÊUTICO MAIS EFICAZ, VISTO QUE PERCEBEMOS DIVERSAS REPETIÇÕES NAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO UTILIZADAS PELOS ESCREVENTES, O QUE PODE APONTAR, OU NÃO, EM ALGUNS CASOS, PARA MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS NA LÍNGUA. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRABALHO TRATOU-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL E QUALITATIVO, DE CARÁTER INTERPRETATIVO, CUJOS RESULTADOS APONTARAM PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA COMO SENDO UMA FORMA EFICAZ DE MAPEARMOS OS MODELOS COGNITIVOS LICENCIADOS PELOS DIFERENTES DOMÍNIOS-FONTE DA EXPERIÊNCIA, A PARTIR DOS QUAIS ENTENDEMOS TEREM SIDO ACIONADAS AS CONCEPTUALIZAÇÕES DO TRABALHO. TAIS ESTRUTURAÇÕES SE DERAM, NO ÂMBITO DE NOSSO ESTUDO, POR MEIO DE ELEMENTOS CONCEPTUAIS DE CARÁTER METAFÓRICO, METONÍMICO E IMAGO-ESQUEMÁTICO. ASSIM, PARTINDO DA INTRÍNSECA RELAÇÃO QUE IDENTIFICAMOS ENTRE DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA E MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, OPTAMOS POR CATEGORIZAR OS NOSSOS RESULTADOS SEGUINDO A PRESENTE CONCEITUAÇÃO. ASSIM, AO CONSIDERARMOS AS OCORRÊNCIAS, PUDEMOS IDENTIFICAR AS RESPECTIVAS ESTRUTURAS CONCEPTUAIS SUBJACENTES ÀS MESMAS, ATRAVÉS DE TIPOS DISTINTOS DE MODELOS COGNITIVOS. NO CASO DA APLICAÇÃO DESSA PERSPECTIVA À NOSSA INVESTIGAÇÃO, ENTENDEMOS QUE OS DOMÍNIOS-FONTES FORAM AQUELES DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA NOS QUAIS PUDEMOS IDENTIFICAR A ESTRUTURAÇÃO DE DIVERSOS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, QUE, POR SUA VEZ, A PARTIR DO PROPOSTO POR, SÃO ESTRUTURAS CONCEPTUAIS PROPOSTAS PELOS CONCEPTUALIZADORES EM SUA BUSCA POR ENTENDER O MUNDO E ORGANIZÁ-LO, AINDA QUE NÃO SE AJUSTEM PERFEITAMENTE AO MESMO; ISTO PORQUE, SENDO IDEALIZADOS, RESULTAM DA INTERAÇÃO DO APARATO COGNITIVO HUMANO E SUAS EXPERIÊNCIAS CORPORIFICADAS.PRETENDE-SE COM O PRESENTE TEXTO, SOCIALIZAR RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPREENDIDO SOBRE OS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, A PARTIR DO QUAL PROPOMOS " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "SEMÂNTICA COGNITIVA, CONCEPTUALIZAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID37023102020192110.pdf" "created_at" => "2020-11-10 10:50:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE SANTOS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE LEITE" "autor_email" => "elianesleite1@hotmail.com" "autor_ies" => "IFBAIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 71988 "edicao_id" => 143 "trabalho_id" => 127 "inscrito_id" => 370 "titulo" => "ABORDAGEM COGNITIVO-SÓCIO-HISTÓRICA DOS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO" "resumo" => "PRETENDE-SE COM O PRESENTE TEXTO, SOCIALIZAR RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPREENDIDO SOBRE OS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, A PARTIR DO QUAL PROPOMOS APRESENTAR NOSSAS INFERÊNCIAS SOBRE POSSÍVEIS CONTINUIDADES OU PERMANÊNCIAS NO SISTEMA CONCEPTUAL DO TRABALHO, POR MEIO DAS OCORRÊNCIAS CONCEPTUALIZADORAS ESTUDADAS. O REFERIDO ESTUDO DEBRUÇOU-SE SOBRE TEXTOS JORNALÍSTICOS, DATADOS DOS SÉCULOS XIX AO XXI, QUE VERSAVAM SOBRE TRABALHO, EVOCANDO ESTE DOMÍNIO-ALVO, AINDA QUE DE MODO NÃO EXPLÍCITO. O ENFOQUE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO FOI, PRINCIPALMENTE, A TEORIA DO MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999) E APROFUNDADA POR LAKOFF (1987) E RECENTEMENTE POR KöVECSES (2009, 2010). DESSE MODO, A ANÁLISE SE DEU COM FOCO NOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA, POR NÓS ORGANIZADOS LEVANDO EM CONTA OS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS QUE NOS PARECERAM SALIENTES EM CADA UM DELES. A OPÇÃO POR ESTUDARMOS AS OCORRÊNCIAS, PRIMEIRAMENTE, POR SEUS DOMÍNIOS-FONTE, E, ENTÃO, NOS DEBRUÇARMOS SOBRE A TEIA SEMÂNTICA RESULTANTE, CONTEMPLANDO OS RESULTADOS DE MODO MAIS HOLÍSTICO, ABARCANDO TODO O PERÍODO COLETADO, NOS PARECEU SER UM CAMINHO HERMENÊUTICO MAIS EFICAZ, VISTO QUE PERCEBEMOS DIVERSAS REPETIÇÕES NAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO UTILIZADAS PELOS ESCREVENTES, O QUE PODE APONTAR, OU NÃO, EM ALGUNS CASOS, PARA MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS NA LÍNGUA. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRABALHO TRATOU-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL E QUALITATIVO, DE CARÁTER INTERPRETATIVO, CUJOS RESULTADOS APONTARAM PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA COMO SENDO UMA FORMA EFICAZ DE MAPEARMOS OS MODELOS COGNITIVOS LICENCIADOS PELOS DIFERENTES DOMÍNIOS-FONTE DA EXPERIÊNCIA, A PARTIR DOS QUAIS ENTENDEMOS TEREM SIDO ACIONADAS AS CONCEPTUALIZAÇÕES DO TRABALHO. TAIS ESTRUTURAÇÕES SE DERAM, NO ÂMBITO DE NOSSO ESTUDO, POR MEIO DE ELEMENTOS CONCEPTUAIS DE CARÁTER METAFÓRICO, METONÍMICO E IMAGO-ESQUEMÁTICO. ASSIM, PARTINDO DA INTRÍNSECA RELAÇÃO QUE IDENTIFICAMOS ENTRE DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA E MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, OPTAMOS POR CATEGORIZAR OS NOSSOS RESULTADOS SEGUINDO A PRESENTE CONCEITUAÇÃO. ASSIM, AO CONSIDERARMOS AS OCORRÊNCIAS, PUDEMOS IDENTIFICAR AS RESPECTIVAS ESTRUTURAS CONCEPTUAIS SUBJACENTES ÀS MESMAS, ATRAVÉS DE TIPOS DISTINTOS DE MODELOS COGNITIVOS. NO CASO DA APLICAÇÃO DESSA PERSPECTIVA À NOSSA INVESTIGAÇÃO, ENTENDEMOS QUE OS DOMÍNIOS-FONTES FORAM AQUELES DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA NOS QUAIS PUDEMOS IDENTIFICAR A ESTRUTURAÇÃO DE DIVERSOS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, QUE, POR SUA VEZ, A PARTIR DO PROPOSTO POR, SÃO ESTRUTURAS CONCEPTUAIS PROPOSTAS PELOS CONCEPTUALIZADORES EM SUA BUSCA POR ENTENDER O MUNDO E ORGANIZÁ-LO, AINDA QUE NÃO SE AJUSTEM PERFEITAMENTE AO MESMO; ISTO PORQUE, SENDO IDEALIZADOS, RESULTAM DA INTERAÇÃO DO APARATO COGNITIVO HUMANO E SUAS EXPERIÊNCIAS CORPORIFICADAS.PRETENDE-SE COM O PRESENTE TEXTO, SOCIALIZAR RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPREENDIDO SOBRE OS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, A PARTIR DO QUAL PROPOMOS " "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "AT 05: Linguagem e cognição: diálogos em perspectivas" "palavra_chave" => "SEMÂNTICA COGNITIVA, CONCEPTUALIZAÇÃO, CATEGORIZAÇÃO, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV144_MD2_SA5_ID37023102020192110.pdf" "created_at" => "2020-11-10 10:50:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE SANTOS LEITE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ELIANE LEITE" "autor_email" => "elianesleite1@hotmail.com" "autor_ies" => "IFBAIANO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "edicao_nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "edicao_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-10 08:56:17" "publicacao_id" => 71 "publicacao_nome" => "E-book CONEIL" "publicacao_codigo" => null "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 143 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 143 "publicacao_id" => 71 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-i-coneil---vol-01" "nome" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "nome_evento" => "I CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM" "descricao" => null "pasta" => "ebooks/coneil/2020/ebook2" "logo" => null "capa" => "5fd13105610c8_09122020171813.jpg" "timbrado" => null "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2020-09-23" "final_evento" => "2020-09-25" "ano_publicacao" => 2020 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 64 "edicao_id" => 143 "codigo" => "978-65-86901-15-3" "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "prefacio" => """ <br />\r\n <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n <br />\r\n O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\nO Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\nOs estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comuni <br />\r\n Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\nVale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na <br />\r\n Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\nOs cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de <br />\r\n A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\nA comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e <br />\r\n As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\nAs contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &a <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf" "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 64 "edicao_id" => 143 "codigo" => "978-65-86901-15-3" "capa" => "5fd1314de1c1a_09122020171925.jpg" "titulo" => "E-book I CONEIL - Vol 01" "prefacio" => """ <br />\r\n <strong>Estudos Interdisciplinares da Linguagem: resist&ecirc;ncia e ci&ecirc;ncia no cen&aacute;rio brasileiro&nbsp;</strong><br />\r\n <br />\r\n O Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo mais amplo os estudos da linguagem, oportunizando &agrave; comunidade leitora um espa&ccedil;o para o interc&acirc;mbio de novas possibilidades para seus campos de atua&ccedil;&atilde;o na &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura.&nbsp;<br />\r\nO Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem busca mobilizar di&aacute;logos sobre as experi&ecirc;ncias interdisciplinares, que discutam de modo Os estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comunidade acad&ecirc;mica e a sociedade em geral. Nesse sentido, esse livro re&uacute;ne, em cap&iacute;tulos, diferentes pesquisas e projetos que v&ecirc;m sendo desenvolvidos no Brasil por pesquisadores/as doutores/as que buscam contribuir para o crescimento e o avan&ccedil;o das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Tais cap&iacute;tulos apresentam algumas discuss&otilde;es de um grupo de profissionais preocupados em ampliar a rede de pesquisas, delineada em fun&ccedil;&atilde;o da ascens&atilde;o que os estudos da linguagem tiveram nos &uacute;ltimos anos no Brasil e do crescente n&uacute;mero de professores e pesquisadores envolvidos com investiga&ccedil;&otilde;es dessa natureza.<br />\r\nOs estudos da linguagem, em sua pluralidade, persistem como um desafio a ser superado e seus resultados precisam de maior divulga&ccedil;&atilde;o para a comuni <br />\r\n Vale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento e no fazer cient&iacute;fico para &aacute;rea das Humanidades, demonstrando o qu&atilde;o somos capazes e como as nossas pesquisas s&atilde;o essenciais para o desenvolvimento social, devendo, sim, serem consideradas estrat&eacute;gicas, independentemente de sua tem&aacute;tica. Esse empenho &eacute; um exemplo de comprometimento com as Universidades, com a sociedade e com o desenvolvimento da ci&ecirc;ncia do Brasil.<br />\r\nVale destacar que o empenho de pesquisadores e pesquisadoras na produ&ccedil;&atilde;o cient&iacute;fica brasileira revela um ato de luta e resist&ecirc;ncia na <br />\r\n Os cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, bem como o fortalecimento do arcabou&ccedil;o te&oacute;rico-metodol&oacute;gico das pesquisas em Lingu&iacute;stica e Literatura. Nesse sentido, as pesquisas aqui apresentadas t&ecirc;m tanto um car&aacute;ter te&oacute;rico, como tamb&eacute;m aplicado, uma vez que percebemos a urg&ecirc;ncia de fortalecermos a rela&ccedil;&atilde;o academia/sociedade por meio do uso de tecnologias que otimizem as intera&ccedil;&otilde;es com &aacute;reas afins, estudos com fontes prim&aacute;rias e desenvolvimento da educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica por meio processos de ensino e aprendizagem que auxiliem na forma&ccedil;&atilde;o de professores em suas pr&aacute;ticas de sala de aula. Outro ponto que merece destaque na composi&ccedil;&atilde;o desse livro &eacute; a&ccedil;&atilde;o direta ou indireta de pesquisas que se voltam para problematiza&ccedil;&otilde;es de quest&otilde;es sociais no que tange &agrave; resolu&ccedil;&atilde;o de conflitos e &agrave; redu&ccedil;&atilde;o de viol&ecirc;ncias e de discrimina&ccedil;&otilde;es presentes em nossa sociedade.<br />\r\nOs cap&iacute;tulos aqui publicados demonstram os avan&ccedil;os, as dificuldades e as contribui&ccedil;&otilde;es para a melhoria da qualidade dos processos de <br />\r\n A comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, mas sempre atenta &agrave; sua pr&oacute;pria identidade, por meio da apropria&ccedil;&atilde;o e da aplica&ccedil;&atilde;o do conhecimento embasado no rigor metodol&oacute;gico e nos fundamentos cient&iacute;ficos.<br />\r\nA comunidade leitora encontrar&aacute;, portanto, aqui no livro, uma diversidade te&oacute;rica interdisciplinar peculiar da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e <br />\r\n As contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &agrave; socializa&ccedil;&atilde;o das diversas experi&ecirc;ncias cient&iacute;ficas em andamento, voltadas para o fortalecimento da &aacute;rea de Lingu&iacute;stica e Literatura, com a participa&ccedil;&atilde;o de pesquisadores/as de todas as regi&otilde;es do Brasil. Para os cap&iacute;tulos publicados no Volume 1, destacamos o perfil amplo e interdisciplinar, na produ&ccedil;&atilde;o do conhecimento dos estudos da linguagem, que tenta realinhar as a&ccedil;&otilde;es transformadoras em seu espectro heter&oacute;clito das produ&ccedil;&otilde;es do conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o aos estudos da linguagem.<br />\r\nAs contribui&ccedil;&otilde;es no livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem se pautam no compromisso com as demandas formativas de profissionais, visando &a <br />\r\n <em>Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;</em><br />\r\n <br />\r\n <br />\r\n &nbsp; """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE) """ "conselho_editorial" => """ Alfredo Cordiviola (UFPE)<br />\r\n Aline Alves Arruda (IFMG)<br />\r\n Arturo Gouveia (UFPB)<br />\r\n Brenda Carlos de Andrade (UFRPE)<br />\r\n Carlos Eduardo Soares da Cruz (UERJ)<br />\r\n Claudia Roberta Tavares Silva (UFRPE)<br />\r\n Cleber Alves de Ataide (UFRPE)<br />\r\n Danniel da Silva Carvalho (UFBA)<br />\r\n Dorothy Bezerra Silva de Brito (UFRPE)<br />\r\n Germana Maria Ara&uacute;jo Sales (UFPA/CAPES)<br />\r\n Gilberlande Pereira dos Santos (UNIVISA)<br />\r\n Iara Christina Silva Barroca (UFV)<br />\r\n I&ecirc;do de Oliveira Paes (UFRPE)<br />\r\n Iran Ferreira de Melo (UFRPE)<br />\r\n Isabela Barbosa do Rego Barros (UNICAP)<br />\r\n Jo A-mi (UNILAB)<br />\r\n Jo&atilde;o Batista Pereira (UFRPE)<br />\r\n Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior (UFRPE)<br />\r\n Leonardo Lennertz Marcotulio (UFRJ)<br />\r\n M&aacute;rcio Martins Leit&atilde;o (UFPB)<br />\r\n Maria Carmen Aires Gomes (UFV)<br />\r\n Maria C&eacute;lia Lima-Hernandes (USP)<br />\r\n Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB)<br />\r\n Miriam Garate (UNICAMP)<br />\r\n Natanael Duarte de Azevedo (UFRPE)<br />\r\n Paulo Henrique Duque (UFRN)<br />\r\n Renata Barbosa Vicente (UFRPE)<br />\r\n Silvana Silva de Farias Ara&uacute;jo (UEFS)<br />\r\n S&iacute;lvia Rodrigues Vieira (UFRJ)<br />\r\n Valdir do Nascimento Flores (UFRGS)<br />\r\n Val&eacute;ria Severina Gomes (UFRPE)<br />\r\n Vicentina Ramires (UFRPE) """ "ficha_catalografica" => "5fd91961a8baa_15122020171529.pdf" "arquivo" => "230320211437_E-BOOK--I-CONEIL-VOLUME-01-.pdf" "arquivo_alterado" => 0 "ano_publicacao" => 2020 "created_at" => "2020-11-10 08:56:17" "updated_at" => "2022-02-23 10:58:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 10 de novembro de 2020

Resumo

PRETENDE-SE COM O PRESENTE TEXTO, SOCIALIZAR RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPREENDIDO SOBRE OS FENÔMENOS DE CONCEPTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, A PARTIR DO QUAL PROPOMOS APRESENTAR NOSSAS INFERÊNCIAS SOBRE POSSÍVEIS CONTINUIDADES OU PERMANÊNCIAS NO SISTEMA CONCEPTUAL DO TRABALHO, POR MEIO DAS OCORRÊNCIAS CONCEPTUALIZADORAS ESTUDADAS. O REFERIDO ESTUDO DEBRUÇOU-SE SOBRE TEXTOS JORNALÍSTICOS, DATADOS DOS SÉCULOS XIX AO XXI, QUE VERSAVAM SOBRE TRABALHO, EVOCANDO ESTE DOMÍNIO-ALVO, AINDA QUE DE MODO NÃO EXPLÍCITO. O ENFOQUE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO FOI, PRINCIPALMENTE, A TEORIA DO MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, PROPOSTA POR LAKOFF E JOHNSON (1980, 1987, 1999) E APROFUNDADA POR LAKOFF (1987) E RECENTEMENTE POR KöVECSES (2009, 2010). DESSE MODO, A ANÁLISE SE DEU COM FOCO NOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA, POR NÓS ORGANIZADOS LEVANDO EM CONTA OS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS QUE NOS PARECERAM SALIENTES EM CADA UM DELES. A OPÇÃO POR ESTUDARMOS AS OCORRÊNCIAS, PRIMEIRAMENTE, POR SEUS DOMÍNIOS-FONTE, E, ENTÃO, NOS DEBRUÇARMOS SOBRE A TEIA SEMÂNTICA RESULTANTE, CONTEMPLANDO OS RESULTADOS DE MODO MAIS HOLÍSTICO, ABARCANDO TODO O PERÍODO COLETADO, NOS PARECEU SER UM CAMINHO HERMENÊUTICO MAIS EFICAZ, VISTO QUE PERCEBEMOS DIVERSAS REPETIÇÕES NAS FORMAS DE CONCEPTUALIZAÇÃO UTILIZADAS PELOS ESCREVENTES, O QUE PODE APONTAR, OU NÃO, EM ALGUNS CASOS, PARA MUDANÇAS OU PERMANÊNCIAS NA LÍNGUA. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRABALHO TRATOU-SE DE UM ESTUDO DOCUMENTAL E QUALITATIVO, DE CARÁTER INTERPRETATIVO, CUJOS RESULTADOS APONTARAM PARA A IDENTIFICAÇÃO DOS DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA COMO SENDO UMA FORMA EFICAZ DE MAPEARMOS OS MODELOS COGNITIVOS LICENCIADOS PELOS DIFERENTES DOMÍNIOS-FONTE DA EXPERIÊNCIA, A PARTIR DOS QUAIS ENTENDEMOS TEREM SIDO ACIONADAS AS CONCEPTUALIZAÇÕES DO TRABALHO. TAIS ESTRUTURAÇÕES SE DERAM, NO ÂMBITO DE NOSSO ESTUDO, POR MEIO DE ELEMENTOS CONCEPTUAIS DE CARÁTER METAFÓRICO, METONÍMICO E IMAGO-ESQUEMÁTICO. ASSIM, PARTINDO DA INTRÍNSECA RELAÇÃO QUE IDENTIFICAMOS ENTRE DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA E MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, OPTAMOS POR CATEGORIZAR OS NOSSOS RESULTADOS SEGUINDO A PRESENTE CONCEITUAÇÃO. ASSIM, AO CONSIDERARMOS AS OCORRÊNCIAS, PUDEMOS IDENTIFICAR AS RESPECTIVAS ESTRUTURAS CONCEPTUAIS SUBJACENTES ÀS MESMAS, ATRAVÉS DE TIPOS DISTINTOS DE MODELOS COGNITIVOS. NO CASO DA APLICAÇÃO DESSA PERSPECTIVA À NOSSA INVESTIGAÇÃO, ENTENDEMOS QUE OS DOMÍNIOS-FONTES FORAM AQUELES DOMÍNIOS DA EXPERIÊNCIA NOS QUAIS PUDEMOS IDENTIFICAR A ESTRUTURAÇÃO DE DIVERSOS MODELOS COGNITIVOS IDEALIZADOS, QUE, POR SUA VEZ, A PARTIR DO PROPOSTO POR, SÃO ESTRUTURAS CONCEPTUAIS PROPOSTAS PELOS CONCEPTUALIZADORES EM SUA BUSCA POR ENTENDER O MUNDO E ORGANIZÁ-LO, AINDA QUE NÃO SE AJUSTEM PERFEITAMENTE AO MESMO; ISTO PORQUE, SENDO IDEALIZADOS, RESULTAM DA INTERAÇÃO DO APARATO COGNITIVO HUMANO E SUAS EXPERIÊNCIAS CORPORIFICADAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.