BARBOSA, Maria Aparecida Gomes. Como nasce o professor universitário. Anais I CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/7003>. Acesso em: 26/11/2024 13:25
Este trabalho analisa a passagem do Comunicador Social para professor de Comunicação e identifica saberes mobilizados na atividade docente. O objetivo geral do estudo foi conhecer como se deu a passagem de comunicadores sociais, jornalistas, para a docência universitária, como professores do curso de comunicação. Os objetivos específicos: (i) Analisar a construção dos saberes docentes do professor do curso de graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco; (ii) Caracterizar a percepção desses professores quanto à importância dos saberes plurais, utilizados na atividade docente; (iii) Situar momentos e influências que emergem como mais decisivos para a construção desses saberes. O trabalho foi delineado a partir de uma discussão a respeito do professor do ensino superior que, tendo suas atividades baseadas em três eixos – ensino, pesquisa e extensão. Os resultados da pesquisa, coadunam-se com os preconizados por estudiosos da docência universitária e, apontam que o docente universitário não tem um perfil homogêneo e, que o ingresso na atividade docente é baseada no conhecimento que possui o profissional de comunicação na sua área de atuação. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, cujos instrumentos foram entrevistas e observações diretas das práticas pedagógicas de três professores de comunicação social, em diversos ciclos da carreira docente, estudados por Huberman (1995) e Isaia (1998). As vozes docentes revelam: (i) A necessidade de outros conhecimentos, próprios da docência; (ii) Identificam fatos e pessoas que exerceram influências para sua a construção como professor; (iii) Uma docência mais voltada para a reprodução do conteúdo do que para a ressignificação deste.