O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA.