Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO, PROTAGONISMO JUVENIL, SAÚDE MENTAL, , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69710
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 4233
    "titulo" => "VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROTAGONISMO JUVENIL, SAÚDE MENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID4233_27082020132828.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIE ARCHAS BEZERRA TORINI"
    "autor_nome_curto" => "NATALIE ARCHAS "
    "autor_email" => "nataliearchas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69710
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 810
    "inscrito_id" => 4233
    "titulo" => "VOZES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: ESCOLA E FAMÍLIA"
    "resumo" => "O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, PROTAGONISMO JUVENIL, SAÚDE MENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA20_ID4233_27082020132828.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:48"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIE ARCHAS BEZERRA TORINI"
    "autor_nome_curto" => "NATALIE ARCHAS "
    "autor_email" => "nataliearchas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O TRABALHO QUE AQUI SE APRESENTA PARTE DE UMA EXPERI?NCIA VIVENCIADA EM UM CAMPUS DO INSTITUTO FEDERAL (IF) DE S?O PAULO ATUANDO NO ACOLHIMENTO AOS ALUNOS DO ENSINO M?DIO INTEGRADO. O AUMENTO DO N?MERO DE ESTUDANTES QUE SOLICITAVAM AUX?LIO EM QUEST?ES DE SA?DE MENTAL (ESTANISLAU E BRESSAN, 2014) NO AMBIENTE ESCOLAR, NOS PARECERAM PREOCUPANTES. AS CARGAS HOR?RIAS EXTENSAS DE AULAS DOS CURSOS DE ENSINO M?DIO INTEGRADO AO ENSINO T?CNICO DO IF, APESAR DE FAVORECEREM A PROTE??O DO ADOLESCENTE, QUANDO DESCONSIDERAM AS NECESSIDADES DAS JUVENTUDES, SOMADO ? EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO DOS ESTUDANTES, T?M PRODUZIDO COMPETITIVIDADE E SOFRIMENTO (ARCO NETTO, 2011; SANTOS, 2018; SILVEIRA, 2017). A URG?NCIA EM AGIR A PARTIR DA SITUA??O J? IDENTIFICADA, SOMADA ? DEMANDA DOS ESTUDANTES POR ESPA?OS DE FALA E ESCUTA, RESULTOU NA APLICA??O DE UM QUESTION?RIO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER AS PERCEP??ES DOS ESTUDANTES DO ENSINO M?DIO INTEGRADO SOBRE A INFLU?NCIA DA ESCOLA E DA FAM?LIA NA PROMO??O DA SA?DE MENTAL. COMO RESULTADO OBSERVOU-SE UM N?MERO ELEVADO DE ESTUDANTES QUE N?O SE SENTIAM BEM NA ESCOLA, EVIDENCIANDO OS EFEITOS DA EXIG?NCIA DE ALTO RENDIMENTO, AINDA QUE DE FORMA N?O INSTITUCIONALIZADA. NO QUE SE REFERE ? FAM?LIA, OS PEDIDOS DE AJUDA DOS ESTUDANTES, EVIDENCIARAM A NECESSIDADE DE ABERTURA AO DI?LOGO, COMPREENS?O E PARCEIRA DOS PAIS. A PARTIR DO PROCESSO DE ESCUTA E REFLEX?O, FOI POSS?VEL COMPREENDER QUE PARA PROMOVER A SA?DE MENTAL NA ESCOLA S?O NECESS?RIAS A??ES CONT?NUAS, COMO O ESTABELECIMENTO DE ESPA?OS DE FALA ESCUTA DOS ESTUDANTES, ENCORAJAMENTO DO PROTAGONISMO JUVENIL E FORTALECIMENTO DA PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAM?LIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.