EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ACEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68454 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1325 "inscrito_id" => 5770 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ACEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO INSERE-SE NA TEMÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E POSSUI COMO PROBLEMÁTICA A SEGUINTE INDAGAÇÃO: “QUAL A ACEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ADMITIDA NAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/NOVO MAIS EDUCAÇÃO: A PORTARIA Nº 17/2007 E A PORTARIA Nº 1.144/2016?”. JUSTIFICA-SE ESTE TRABALHO PELA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO AO INSTITUIR PROGRAMAS SOCIAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL VISTA EM TEXTOS JURÍDICOS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL. A PRODUÇÃO DE DADOS DEU-SE PELA TÉCNICA DE EXPLORAÇÃO DOCUMENTAL E, EM SEGUIDA, UTILIZOU-SE DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DA QUAL AS INFORMAÇÕES FORAM REUNIDAS EM DUAS CATEGORIAS TEMÁTICAS: FORMAÇÃO DO SUJEITO E JORNADA ESCOLAR. ESTE ARTIGO RETOMA AS DISCUSSÕES SOBRE A CONCEITUAÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XX, NO BRASIL, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM AS CONTRIBUIÇÕES DAS REFLEXÕES PROPOSTAS PELA PENSADORA E PESQUISADORA ANA MARIA CAVALIERE SOBRE O ESTUDO DE ANÍSIO DE TEIXEIRA; REVISITA A EDUCAÇÃO INTEGRAL DENTRO DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E OS PROGRAMAS SOCIAIS, COMO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. OBSERVAMOS, PELAS INFERÊNCIAS NOS TEXTOS JURÍDICOS QUE A EDUCAÇÃO INTEGRAL, ENQUANTO AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS, DENTRO E FORA DA ESCOLA, COM OU NÃO A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR, DEIXOU DE SER OBJETO E OBJETIVO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL;, CONCEITO;, PROGRAMAS SOCIAIS;, POLÍTICAS PÚBLICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5770_01092020142153.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CENDY CASTRO NICARETTA" "autor_nome_curto" => "CENDY CASTRO" "autor_email" => "cendycastr@gmail.com" "autor_ies" => "UFOPA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68454 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1325 "inscrito_id" => 5770 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL: A ACEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PROGRAMAS SOCIAIS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL" "resumo" => "ESTE ARTIGO INSERE-SE NA TEMÁTICA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS INDUTORAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E POSSUI COMO PROBLEMÁTICA A SEGUINTE INDAGAÇÃO: “QUAL A ACEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL ADMITIDA NAS NORMAS REGULAMENTADORAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO/NOVO MAIS EDUCAÇÃO: A PORTARIA Nº 17/2007 E A PORTARIA Nº 1.144/2016?”. JUSTIFICA-SE ESTE TRABALHO PELA POSSIBILIDADE DE AMPLIAR A DISCUSSÃO SOBRE AS AÇÕES DO PODER PÚBLICO AO INSTITUIR PROGRAMAS SOCIAIS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO FOI COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL VISTA EM TEXTOS JURÍDICOS DO PODER EXECUTIVO FEDERAL. A PRODUÇÃO DE DADOS DEU-SE PELA TÉCNICA DE EXPLORAÇÃO DOCUMENTAL E, EM SEGUIDA, UTILIZOU-SE DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DA QUAL AS INFORMAÇÕES FORAM REUNIDAS EM DUAS CATEGORIAS TEMÁTICAS: FORMAÇÃO DO SUJEITO E JORNADA ESCOLAR. ESTE ARTIGO RETOMA AS DISCUSSÕES SOBRE A CONCEITUAÇÃO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL, DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XX, NO BRASIL, ATÉ OS DIAS ATUAIS, COM AS CONTRIBUIÇÕES DAS REFLEXÕES PROPOSTAS PELA PENSADORA E PESQUISADORA ANA MARIA CAVALIERE SOBRE O ESTUDO DE ANÍSIO DE TEIXEIRA; REVISITA A EDUCAÇÃO INTEGRAL DENTRO DO ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO E OS PROGRAMAS SOCIAIS, COMO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO. OBSERVAMOS, PELAS INFERÊNCIAS NOS TEXTOS JURÍDICOS QUE A EDUCAÇÃO INTEGRAL, ENQUANTO AÇÃO EDUCATIVA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS, DENTRO E FORA DA ESCOLA, COM OU NÃO A AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR, DEIXOU DE SER OBJETO E OBJETIVO DO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL;, CONCEITO;, PROGRAMAS SOCIAIS;, POLÍTICAS PÚBLICAS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5770_01092020142153.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:48" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CENDY CASTRO NICARETTA" "autor_nome_curto" => "CENDY CASTRO" "autor_email" => "cendycastr@gmail.com" "autor_ies" => "UFOPA" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }