A ECONOMIA SOLIDÁRIA VEM OCUPANDO UM PAPEL SIGNIFICATIVO NAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO, COMO UMA ALTERNATIVA AO DESEMPREGO E AO TRABALHO PRECÁRIO NO ÂMBITO DO SISTEMA CAPITALISTA BRASILEIRO. ESTA ALTERNATIVA DE PRODUÇÃO QUE ACONTECE DENTRO DO CAPITALISMO PODE SE ALIAR AOS PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SENTIDO DE CRIAR UMA NOVA CONSCIÊNCIA RUMO ÀS PRÁTICAS SOLIDÁRIAS DO TRABALHO. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO FINALIDADE UTILIZAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS QUE OBJETIVARAM SENSIBILIZAR AS PESSOAS PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DA REUTILIZAÇÃO DE GARRAFAS PLÁSTICAS TRANSFORMANDO-AS EM MÓVEIS, CORRELACIONANDO COM A POSSIBILIDADE DE AGREGAR VALOR AOS MATERIAIS E DESENVOLVER A ECONOMIA SOLIDÁRIA ENTRE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). ESTA PESQUISA FOI IMPLANTADA NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL, NA 3ª E 4ª SÉRIES DA EJA, NA CIDADE DE PICUÍ, PARAÍBA. APESAR DAS DIFICULDADES EM OBTER NÚMERO DESEJADO DE GARRAFAS E DEVIDO AS OUTRAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS DE EJA, OBSERVOU-SE GRANDE MOTIVAÇÃO POR PARTE DESTES EM PARTICIPAREM DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA. COM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA INOVADORA PÔDE-SE ENSINAR DE FORMA ALTERNATIVA, APRESENTANDO UMA SOLUÇÃO AMBIENTALMENTE CORRETA PARA A DESTINAÇÃO FINAL DAS GARRAFAS PLÁSTICAS USADAS E, TAMBÉM UMA FORMA MAIS RENTÁVEL PARA OUTRAS PESSOAS ARRECADAREM DINHEIRO COM A MANUFATURA DESTES MATERIAIS, E PROCURANDO-SE IMPLEMENTAR ENTRE ELES UMA ECONOMIA SOLIDÁRIA.