ESSE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO RECONHECER AS REFERÊNCIAS EM COMUM SOBRE COLABORAÇÃO NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COLABORATIVO E DA GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA A INCLUSÃO ESCOLAR. ISTO PORQUE A INCLUSÃO PRECISA SER PROMOVIDA POR MEIO DE UM TRABALHO COLABORATIVO ENTRE TODAS AS PESSOAS QUE ATUAM COM O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ESCOLA. A PROBLEMÁTICA APRESENTADA REFERE-SE A COMPREENDER COMO O TRABALHO COLABORATIVO ESTÁ ASSOCIADO A GESTÃO DO CONHECIMENTO E PODE AUXILIAR PARA RESULTADOS POSITIVOS RELACIONADOS A QUALIDADE DE ENSINO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS. A METODOLOGIA REALIZADA FOI UMA PESQUISA BÁSICA BIBLIOGRÁFICA, AFIM DE CONFRONTAR OS RESULTADOS OBTIDOS COM AS LITERATURAS ESTUDADAS E DEMONSTRAR A RELAÇÃO DA GESTÃO DO CONHECIMENTO COM FOCO NO COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO VOLTADO PARA UM TRABALHO COLABORATIVO RESULTANDO NA PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.