O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO E IDENTIFICAR SITUAÇÕES ARGUMENTATIVAS E MOVIMENTOS DE METACOGNIÇÃO EM UM DEBATE SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS NA AULA DE CIÊNCIAS, NUMA TURMA DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ABORDA A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS DIFERENCIADAS PARA MOTIVAR OS ESTUDANTES A PARTICIPAREM DAS AULAS NA BUSCA DE CONHECIMENTO, NA TENTATIVA DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. O TRABALHO COM ARGUMENTAÇÃO VEM SE DESTACANDO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, POIS MOSTRA QUE PODE POTENCIALIZAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO. ESSE MÉTODO ESTÁ SENDO APRECIADO A UM BOM TEMPO E ESTUDOS DEMONSTRAM QUE QUANDO BEM ESTRUTURADO, APRESENTA UM ALTO NÍVEL DE EFICÁCIA. PESQUISAS APONTAM QUE SITUAÇÕES ARGUMENTATIVAS FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ESTUDANTE, O LEVANDO, GERALMENTE, A REVISITAR SEUS PENSAMENTOS E POR VEZES MODIFICAR SEUS PONTOS DE VISTA, PROPORCIONANDO METACOGNIÇÃO. PARA ESSE DEBATE, TRAZEMOS COMO PRINCIPAL APORTE TEÓRICO, NO TOCANTE A ARGUMENTAÇÃO, AUTORES COMO LEITÃO, DE CHIARO E AQUINO. PARA O DEBATE DA EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO CIENTIFICO TRAZEMOS MAGALHÃES E KRASILCHIK, BEM COMO, NOS FUNDAMENTAMOS METODOLOGICAMENTE A PARTIR DE UMA PESQUISA APLICADA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA E COM OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A PROPOSTA DEIXOU EVIDENTE QUE DEBATES RELACIONADOS A TEMAS QUE REMETAM O COTIDIANO DOS ESTUDANTES OS ATRAI, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTIMULA DIÁLOGOS, PROPORCIONANDO A INTERAÇÃO COM SEUS PARES COM POSICIONAMENTOS EMBASADOS TEORICAMENTE, FRENTE ÀS INQUISIÇÕES PROPOSTAS NO DEBATE, UMA VEZ QUE PODEM COMPREENDER OS ACONTECIMENTOS E OFERECER SUGESTÕES, CONTRIBUINDO PARA A MELHORIA DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.