ESTE ARTIGO É ORIUNDO DE UM ESTUDO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, NO INTUITO DE DESENVOLVER UMA REFLEXÃO DAS DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SUAS REPERCUSSÕES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, RELACIONANDO COM AS PROBLEMATIZAÇÕES EM TORNO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR COMO INSTRUÇÃO PARA MÃO DE OBRA, BUSCANDO ELUCIDAR AS PRINCIPAIS QUESTÕES NO EMBATE QUE SE DA ENTRE EDUCAÇÃO E TRABALHO, ANALISANDO AS RELAÇÕES DA SOCIEDADE CAPITALISTA COM AS TEORIAS EDUCACIONAIS. NESSE PERCURSO SE REALIZOU UM PROCESSO INVESTIGATIVO DE PESQUISA E ANÁLISE DAS PRINCIPAIS TEORIAS BRASILEIRAS DA EDUCAÇÃO, A LUZ DE AUTORES CRÍTICOS E DO MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO, O QUE PROPORCIONOU REFLETIR A EDUCAÇÃO E SUA PRÁTICA, IMBRICADA COM O PLANO POLÍTICO QUE MOSTRAM DESDE O INÍCIO A EDUCAÇÃO COMO UMA INSTRUÇÃO PARA MÃO DE OBRA.