PERIÓDICOS NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69281 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 1463 "titulo" => "PERIÓDICOS NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISOU AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ENCONTRADAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, E IDENTIFICOU OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE TRIGONOMETRIA TRATADOS E AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS QUE SÃO ABORDADAS NESSAS PESQUISAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONSTITUIU-SE DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA TRIGONOMETRIA, DAS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS E DE PESQUISAS QUE APONTAM DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, E COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A PLATAFORMA SUCUPIRA PARA ENCONTRAR REVISTAS, QUALIS A2, QUADRIÊNIOS 2013-2016, COM O FOCO NA ÁREA DE ENSINO. DAS REVISTAS SELECIONADAS, UTILIZOU-SE A FERRAMENTA DE BUSCA PARA FILTRAR APENAS OS ARTIGOS QUE TINHAM COMO PALAVRAS-CHAVE “TRIGONOMETRIA” E DESTES FORAM ANALISADOS APENAS OS ARTIGOS COM PARTICIPANTES. VERIFICOU-SE QUE OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES FORAM CICLO TRIGONOMÉTRICO E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS. ACERCA DAS BASES TEÓRICAS NOTOU-SE A RECORRÊNCIA DE TEÓRICOS DA DIDÁTICA FRANCESA – BOUSSEAU (1996), ARTIGUE (1996) E VERGNAUD (1990) – E DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL (1993). CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS TEVE COMO SUJEITOS DE PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E QUE ESTES APRESENTARAM DIFICULDADES RELACIONADAS À CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS E AO USO DE TECNOLOGIAS TRADICIONAIS, COMO O TRANSFERIDOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ANÁLISE DE PERIÓDICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1463_07032020115421.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIELE HOSANA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIELE HOSANA" "autor_email" => "jacihosana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69281 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 1463 "titulo" => "PERIÓDICOS NA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA" "resumo" => "ESTE ARTIGO ANALISOU AS PRINCIPAIS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA ENCONTRADAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE MATEMÁTICA, E IDENTIFICOU OS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DE TRIGONOMETRIA TRATADOS E AS PRINCIPAIS BASES TEÓRICAS QUE SÃO ABORDADAS NESSAS PESQUISAS. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA CONSTITUIU-SE DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA TRIGONOMETRIA, DAS ORIENTAÇÕES DOS DOCUMENTOS CURRICULARES NACIONAIS E DE PESQUISAS QUE APONTAM DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE TRIGONOMETRIA. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, E COMO COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE A PLATAFORMA SUCUPIRA PARA ENCONTRAR REVISTAS, QUALIS A2, QUADRIÊNIOS 2013-2016, COM O FOCO NA ÁREA DE ENSINO. DAS REVISTAS SELECIONADAS, UTILIZOU-SE A FERRAMENTA DE BUSCA PARA FILTRAR APENAS OS ARTIGOS QUE TINHAM COMO PALAVRAS-CHAVE “TRIGONOMETRIA” E DESTES FORAM ANALISADOS APENAS OS ARTIGOS COM PARTICIPANTES. VERIFICOU-SE QUE OS CONTEÚDOS MAIS FREQUENTES FORAM CICLO TRIGONOMÉTRICO E RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS. ACERCA DAS BASES TEÓRICAS NOTOU-SE A RECORRÊNCIA DE TEÓRICOS DA DIDÁTICA FRANCESA – BOUSSEAU (1996), ARTIGUE (1996) E VERGNAUD (1990) – E DA TEORIA DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA DE DUVAL (1993). CONSTATOU-SE QUE A MAIORIA DOS ARTIGOS ANALISADOS TEVE COMO SUJEITOS DE PESQUISA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E QUE ESTES APRESENTARAM DIFICULDADES RELACIONADAS À CONCEITOS TRIGONOMÉTRICOS E AO USO DE TECNOLOGIAS TRADICIONAIS, COMO O TRANSFERIDOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "TRIGONOMETRIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, ANÁLISE DE PERIÓDICOS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID1463_07032020115421.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:27" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACIELE HOSANA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JACIELE HOSANA" "autor_email" => "jacihosana@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }