Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

STEAM: A ENGENHARIA INTEGRADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: STEAM, ENGENHARIA, TECNOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
0 of 0
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69563 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2168 "inscrito_id" => 7067 "titulo" => "STEAM: A ENGENHARIA INTEGRADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS PODEM NÃO PREVALECER MAIS COMO RESPOSTA AS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA POR EXIGIREM TRATAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E SE CONTRAPOREM A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. AINDA, EXIGEM AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INALCANÇÁVEIS UNICAMENTE COM EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO. LONGE DE DESEJAR SER A ÚNICA SOLUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO QUE BUSCA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, A ABORDAGEM STEAM PROPÕE SER ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL POR MEIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR. NOS ANOS 90, COM O BAIXO DESEMPENHO DE JOVENS NAS CIÊNCIAS E ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA DEVIDO DESINTERESSE POR CARREIRAS CIENTÍFICAS, IDENTIFICOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS A NECESSIDADE DE ADAPTAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE MOLDAVAM A REALIDADE, CONSOLIDANDO O STEAM COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. QUANTO AO BRASIL, HÁ PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR STEAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS RELACIONADOS A ABORDAGEM EM ESCOLAS QUE BUSCAM A IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO. A EDUCAÇÃO STEAM CONSIDERA QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER BASEADO EM PROJETOS VOLTADOS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. LOGO, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA VOLTADA PARA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBJETIVAMOS APRESENTAR COMO O TERMO ENGENHARIA, SEGUNDO A ABORDAGEM STEAM, PODE SER IMPLEMENTADO NO LÉXICO DOCENTE QUANDO TERMOS COMO CIÊNCIAS, ARTES E MATEMÁTICA E MESMO TECNOLOGIA JÁ ESTÃO CONSOLIDADOS NO CONTEXTO ESCOLAR HÁ MUITO MAIS TEMPO.AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "STEAM, ENGENHARIA, TECNOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7067_29092020125750.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RIBEIRO TOSTA GRAÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE GRAÇA" "autor_email" => "alinetosta@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "5f7e7e9e06186_07102020_235110.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69563 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2168 "inscrito_id" => 7067 "titulo" => "STEAM: A ENGENHARIA INTEGRADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS PODEM NÃO PREVALECER MAIS COMO RESPOSTA AS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA POR EXIGIREM TRATAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E SE CONTRAPOREM A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. AINDA, EXIGEM AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INALCANÇÁVEIS UNICAMENTE COM EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO. LONGE DE DESEJAR SER A ÚNICA SOLUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO QUE BUSCA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, A ABORDAGEM STEAM PROPÕE SER ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL POR MEIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR. NOS ANOS 90, COM O BAIXO DESEMPENHO DE JOVENS NAS CIÊNCIAS E ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA DEVIDO DESINTERESSE POR CARREIRAS CIENTÍFICAS, IDENTIFICOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS A NECESSIDADE DE ADAPTAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE MOLDAVAM A REALIDADE, CONSOLIDANDO O STEAM COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. QUANTO AO BRASIL, HÁ PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR STEAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS RELACIONADOS A ABORDAGEM EM ESCOLAS QUE BUSCAM A IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO. A EDUCAÇÃO STEAM CONSIDERA QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER BASEADO EM PROJETOS VOLTADOS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. LOGO, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA VOLTADA PARA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBJETIVAMOS APRESENTAR COMO O TERMO ENGENHARIA, SEGUNDO A ABORDAGEM STEAM, PODE SER IMPLEMENTADO NO LÉXICO DOCENTE QUANDO TERMOS COMO CIÊNCIAS, ARTES E MATEMÁTICA E MESMO TECNOLOGIA JÁ ESTÃO CONSOLIDADOS NO CONTEXTO ESCOLAR HÁ MUITO MAIS TEMPO.AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "STEAM, ENGENHARIA, TECNOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7067_29092020125750.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE RIBEIRO TOSTA GRAÇA" "autor_nome_curto" => "ALINE GRAÇA" "autor_email" => "alinetosta@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO" "autor_imagem" => "5f7e7e9e06186_07102020_235110.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

AS CARACTERÍSTICAS PREPONDERANTES DO ENSINO TRADICIONAL CONSISTEM EM ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR DISCIPLINAS E AULAS EXPOSITIVAS ORAIS. TODAVIA, TAIS ESTRATÉGIAS PODEM NÃO PREVALECER MAIS COMO RESPOSTA AS DEMANDAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA POR EXIGIREM TRATAMENTO EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E SE CONTRAPOREM A FRAGMENTAÇÃO DO CONHECIMENTO. AINDA, EXIGEM AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES INALCANÇÁVEIS UNICAMENTE COM EXPOSIÇÃO DE CONTEÚDO. LONGE DE DESEJAR SER A ÚNICA SOLUÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO QUE BUSCA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO, A ABORDAGEM STEAM PROPÕE SER ALTERNATIVA AO ENSINO TRADICIONAL POR MEIO DE UM CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR. NOS ANOS 90, COM O BAIXO DESEMPENHO DE JOVENS NAS CIÊNCIAS E ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA DEVIDO DESINTERESSE POR CARREIRAS CIENTÍFICAS, IDENTIFICOU-SE NOS ESTADOS UNIDOS A NECESSIDADE DE ADAPTAR OS CURRÍCULOS ESCOLARES E O ENSINO DE CIÊNCIAS ÀS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE MOLDAVAM A REALIDADE, CONSOLIDANDO O STEAM COMO POLÍTICA EDUCACIONAL. QUANTO AO BRASIL, HÁ PROPOSTA DE MODELO CURRICULAR STEAM PARA O NOVO ENSINO MÉDIO E MOVIMENTOS RELACIONADOS A ABORDAGEM EM ESCOLAS QUE BUSCAM A IMPLANTAÇÃO DA ROBÓTICA E LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO EM SEU PROJETO PEDAGÓGICO. A EDUCAÇÃO STEAM CONSIDERA QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DEVE SER BASEADO EM PROJETOS VOLTADOS PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO. LOGO, POR MEIO DE UMA METODOLOGIA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA VOLTADA PARA LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, OBJETIVAMOS APRESENTAR COMO O TERMO ENGENHARIA, SEGUNDO A ABORDAGEM STEAM, PODE SER IMPLEMENTADO NO LÉXICO DOCENTE QUANDO TERMOS COMO CIÊNCIAS, ARTES E MATEMÁTICA E MESMO TECNOLOGIA JÁ ESTÃO CONSOLIDADOS NO CONTEXTO ESCOLAR HÁ MUITO MAIS TEMPO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.