ESTA PESQUISA OBJETIVA INVESTIGAR COMO OS PROFESSORES DA REDE P?BLICA MUNICIPAL DE VIT?RIA DE SANTO ANT?O, REGI?O NORDESTE DO BRASIL, CONCEBEM O CONCEITO DE EDUCA??O INCLUSIVA (EI), ANALISANDO TAMB?M, AS SUAS PERCEP??ES SOBRE A QUALIDADE DOS PROCESSOS DE FORMA??ES NESTA ?REA PARA O EXERC?CIO DA DOC?NCIA. OS APORTES TE?RICOS QUE FUNDAMENTAM ESSE ESTUDO CONTEMPLAM AS IDEIAS DE CACERES (2009), CUNHA (2015), FERNANDES (2009), FIGUEREDO (2014), MARTINS (2012), PLAISANCE (2015) DENTRE OUTROS. OS PROCEDIMENTOS METODOL?GICOS INCLUEM A REALIZA??O DE ENTREVISTAS, COM DADOS ANALISADOS QUALITATIVAMENTE POR MEIO DA METODOLOGIA DO DISCURSO DO SUJEITO COLETIVO (DSC). OS RESULTADOS APRESENTAM QUE A INCLUS?O ? COMPREENDIDA NA PERSPECTIVA DEMOCR?TICA E EQUITATIVA PELOS EDUCADORES. NO ENTANTO, OS DOCENTES DESTACAM EM SEUS DISCURSOS INSATISFA??ES QUANTO AOS SEUS PROCESSOS FORMATIVOS INICIAIS E SUBSEQUENTES, NO QUE CONDIZ A PREPARA??O PARA O ATUAR NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL INCLUSIVA. DESTARTE, REGISTRA-SE A NECESSIDADE DA INCID?NCIA MAIOR DE FORMA??ES EM SERVI?O PARA O PROFESSORADO, A PARTIR DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS, BEM COMO DE INVESTIMENTOS EM RECURSOS PEDAG?GICOS E F?SICOS/ESTRUTURAIS NAS ESCOLAS, PARA ASSIM, A PERSPECTIVA INCLUSIVA VOGAR NO CONTEXTO DA EDUCA??O B?SICA. A AN?LISE GERAL DESSES RESULTADOS DENOTA QUE A RESPONSABILIDADE DE CONSTRUIR UMA CULTURA DE ENSINO VINCULADA A INCLUS?O ? IMPRESCIND?VEL, E O SEU ?XITO DEPENDE DA EFETIVA??O DAS POL?TICAS P?BLICAS EDUCACIONAIS EM CONSON?NCIA COM O EMPENHO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR.