O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO ENSINO DA ARTE, V SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA, VISANDO CONHECER E DESCREVER AS CONCEPÇÕES ACERCA DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A PESQUISA JUSTIFICA-SE POR ENTENDER QUE ARTE É CONHECIMENTO, NESSE SENTIDO NECESSITAMOS E EXERCEMOS COTIDIANAMENTE NAS PEQUENAS E GRANDES AÇÕES. ASSIM, COMO É IMPORTANTE QUE O DOCENTE POTENCIALIZE HABILIDADES E CONHECIMENTOS PARA ALÉM DO DESENHO PEDAGÓGICO. NESSE SENTIDO, A PESQUISA DISCUTE A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: DE QUE FORMA AS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS COM A ARTE REALIZADAS PELOS EDUCADORES TÊM CONTRIBUÍDO PARA POTENCIALIZAR O PENSAR, AGIR E SENTIR DOS PEQUENOS? A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO COM IDA A CAMPO. EM SEGUIDA FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM UMA PROFESSORA E DOIS ALUNOS DE UMA TURMA DO INFANTIL V DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE CRATO, CEARÁ. A EXPERIÊNCIA POSSIBILITOU AOS GRADUANDOS DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, O CONTATO DIRETO E EXPERIENCIAL DE UMA SALA DE AULA, COM OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE COMPREENSÃO PARA ALÉM DESSA VIVÊNCIA, POIS OUVIR AS CRIANÇAS E A PROFESSORA SOBRE OS AVANÇOS E PERCALÇOS QUE ENFRENTAM NAS AULAS DE ARTE É DESAFIADOR E REQUER ESTUDO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS QUE POSSIBILITAM MUDANÇAS.