A PROPOSTA DA EDUCA??O F?SICA ESCOLAR, DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), TRATA A DISCIPLINA COMO UMA DECODIFICADORA DE SIGNIFICADOS E EXPRESS?ES ADVINDAS DO MOVIMENTO CORPORAL. NESSE SENTIDO, AS PR?TICAS CORPORAIS DE MOVIMENTO DEVEM ASSEGURAR AOS ALUNOS COM DEFICI?NCIA A PLENA PARTICIPA??O E EXPERIMENTA??O DE FORMA RESPONS?VEL PARA SEU DESENVOLVIMENTO E INTERA??O SOCIAL. DESSE MODO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS BASES TE?RICO-METODOL?GICAS QUE COMP?EM A DISCIPLINA DE EDUCA??O F?SICA NO ENSINO REGULAR NA PERSPECTIVA DA INCLUS?O. REALIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORAT?RIA, OBJETIVANDO PROPORCIONAR MAIS INFORMA??ES SOBRE O ASSUNTO DE INVESTIGA??O PARA A PRODU??O DE UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA DE CAR?TER ANAL?TICO. NESTA PERSPECTIVA FORAM IDENTIFICADOS OITO ESTUDOS A PARTIR DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, OS QUAIS APONTAM QUE AS AULAS DE EDUCA??O F?SICA S?O UM ESPA?O PROP?CIO PARA INCLUS?O, ENTRETANTO DESTACOU-SE A NECESSIDADE DE FORMA??O CONTINUADA PARA QUE A PR?TICA DOCENTE POSSA SER FUNDAMENTADA EM PLANEJAMENTOS PEDAG?GICOS QUE TENDAM A FACILITAR O DESENVOLVIMENTO DA INCLUS?O DE PESSOAS COM DEFICI?NCIA EM ATIVIDADES F?SICAS, DESPORTIVAS, RECREATIVAS, DENTRE OUTRAS.