SER PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFESSORAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69546 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1261 "inscrito_id" => 6262 "titulo" => "SER PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFESSORAL" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS REFERENTES A UMA PESQUISA QUE AINDA SE ENCONTRA EM PROCESSO DE FEITURA, NO QUAL PARTE DE UM PROJETO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. UMA PESQUISA QUE FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS FORMATIVOS DEMARCADORES DO INGRESSO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PEDAGOGOS PROFESSORES INICIANTES NO OFÍCIO, E POSSUI COMO OBJETIVO: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO CONSIDERAR QUE OS ASPECTOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PERPASSAM POR QUESTÕES ÉTICAS, INTELECTUAIS, AFETIVAS, POLÍTICAS E DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESSE ESTUDO FEZ-SE O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA, QUE POSSUEM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM ESTÁ SENDO REALIZADA A REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, BEM COMO A ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO LEGAL, A EXEMPLO, LEI DE DIRETRIZES E BASES- LDB, AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA, O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, DENTRE OUTROS. ACREDITA-SE QUE ESSA É UMA PESQUISA QUE DIANTE DOS RESULTADOS INICIAIS APONTA ENCAMINHAMENTOS REAIS E VIÁVEIS A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS PARA QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR POSSA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE PREPARANDO O SEU DISCENTE DE MANEIRA MAIS EFETIVA E SATISFATÓRIA PARA INICIAR E PERMANECER COMO DOCENTE COM MAIOR A SEGURANÇA NO SER PROFESSOR PEDAGOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGOS (AS) EGRESSOS(AS), PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6262_01092020101111.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES" "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69546 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1261 "inscrito_id" => 6262 "titulo" => "SER PEDAGOGO (A) PROFESSOR (A) INICIANTE NA PROFISSÃO DOCENTE E IMPLICAÇÕES DA FORMAÇÃO NA PRÁTICA PROFESSORAL" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA ALGUNS ASPECTOS TEÓRICOS REFERENTES A UMA PESQUISA QUE AINDA SE ENCONTRA EM PROCESSO DE FEITURA, NO QUAL PARTE DE UM PROJETO DE MONOGRAFIA NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. UMA PESQUISA QUE FUNDAMENTA-SE EM TORNO DE ASPECTOS FORMATIVOS DEMARCADORES DO INGRESSO E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA DE PEDAGOGOS PROFESSORES INICIANTES NO OFÍCIO, E POSSUI COMO OBJETIVO: COMPREENDER OS ENCONTROS E DESENCONTROS ACERCA DA UNIDADE TEORIA E PRÁTICA VIVENCIADOS PELOS PEDAGOGOS (AS) NO INÍCIO DA CARREIRA DOCENTE. PORTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO CONSIDERAR QUE OS ASPECTOS RELACIONADOS A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PERPASSAM POR QUESTÕES ÉTICAS, INTELECTUAIS, AFETIVAS, POLÍTICAS E DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS. PARA A CONCRETIZAÇÃO DESSE ESTUDO FEZ-SE O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS POR MEIO VIRTUAL COM 08 EGRESSOS DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA, QUE POSSUEM DE 01 A 03 ANOS DE FORMAÇÃO. TAMBÉM ESTÁ SENDO REALIZADA A REVISÃO DE BIBLIOGRAFIA ACERCA DA TEMÁTICA EM QUESTÃO, BEM COMO A ANÁLISE DE DOCUMENTAÇÃO LEGAL, A EXEMPLO, LEI DE DIRETRIZES E BASES- LDB, AS DIRETRIZES CURRICULARES DO CURSO DE PEDAGOGIA, O PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO, DENTRE OUTROS. ACREDITA-SE QUE ESSA É UMA PESQUISA QUE DIANTE DOS RESULTADOS INICIAIS APONTA ENCAMINHAMENTOS REAIS E VIÁVEIS A PARTIR DAS NARRATIVAS DOS EGRESSOS PARA QUE A INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR POSSA (RE)PENSAR A FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE PREPARANDO O SEU DISCENTE DE MANEIRA MAIS EFETIVA E SATISFATÓRIA PARA INICIAR E PERMANECER COMO DOCENTE COM MAIOR A SEGURANÇA NO SER PROFESSOR PEDAGOGO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, CURSO DE PEDAGOGIA, PEDAGOGOS (AS) EGRESSOS(AS), PROFESSORES INICIANTES NA DOCÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6262_01092020101111.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAYNÁ GUEDES ASSUNÇÃO MARTINS" "autor_nome_curto" => "THAYNÁ GUEDES" "autor_email" => "thaynaguedes1996@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }