AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS QUE VISAM À INCLUSÃO DIGITAL DE PROFESSORES E ALUNOS TÊM COMO ESCOPO HUMANIZAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM BEM COMO AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE ACESSO AO CONHECIMENTO. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ASPECTOS TEÓRICOS E REFLEXÕES VINCULADAS À INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. O PRESENTE TRABALHO ADVÉM DE UM PROJETO DE PESQUISA EM ANDAMENTO, QUE SE ENCONTRA NA FASE DE REVISÃO DE LITERATURA E DE DELIMITAÇÃO DO APORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO QUE TEM NO SEU BOJO A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL SOBRE POLÍTICAS DE INCLUSÃO DIGITAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL. DIALOGA COM GATTI, KENSKI, ENS E VAZ. OS RESULTADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DE REPENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE, A ACESSIBILIDADE A CONDIÇÕES LABORATIVAS PARA O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. NESSE CENÁRIO, É VÁLIDO CONTINUAR INVESTIGANDO QUAIS MELHORIAS E DIFICULDADES AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO DIGITAL REVELAM.