NESTE PROJETO DE DISSERTAÇÃO SERÃO ANALISADAS AS RELAÇÕES ENTRE A CIDADE, ABRANGENDO SUAS CARACTERÍSTICAS SOCIO-TERRITORIAIS E GEOPOLÍTICAS, E A EDUCAÇÃO, COMPREENDENDO TEORIAS E FILOSOFIAS EDUCACIONAIS DE PROPAGAÇÃO INTERNACIONAL E SEUS DESDOBRAMENTOS EM ESFERA NACIONAL E LOCAL. ESTAS RELAÇÕES SERÃO OBSERVADAS DE MANEIRA PORMENORIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, OITAVA MAIOR METRÓPOLE DO MUNDO, EM CUJAS RELAÇÕES POSSUEM CARACTERÍSTICAS PARTICULARES FECUNDAS À ANÁLISE, ESPECIALMENTE DO PERÍODO POSTERIOR A SIGNATURA DA CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS, EM 1990, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, RECORTE TEMPORAL DA ANÁLISE FOCAL. METODOLOGICAMENTE, ESTE TRABALHO SE UTILIZARÁ DA EXPLORAÇÃO TEÓRICA DAS TEMÁTICAS POR MEIO DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, E APROXIMAÇÃO DE TAIS TEORIAS NAS ESCALAS NACIONAL (BRASIL) E LOCAL (SÃO PAULO), SE UTILIZARÁ TAMBÉM DE LEGISLAÇÕES NACIONAIS E LOCAIS (BNCC, PDE, ETC.), MAPAS E DADOS ESTATÍSTICOS PARA ANALISAR AS RELAÇÕES ENTRE CIDADE E EDUCAÇÃO, CONJUGANDO-AS COM A APROPRIAÇÃO TEÓRICA AFEITA A ESTA REFLEXÃO. NO CONFRONTO ENTRE INTENÇÃO, IMPLANTAÇÃO E PRÁTICA, AVALIAM-SE OS IMPACTOS CONCRETOS DO DISCURSO DA EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA URBANA EM SUAS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS NO RECORTE ESPACIAL E TEMPORAL PROPOSTOS PARA RESPONDER SE O ESTREITAMENTO DA RELAÇÃO CIDADE-EDUCAÇÃO PODE SE DAR DE FORMA A BENEFICIAR AMBOS OS CAMPOS.