O USO DE GAMES NA EDUCAÇÃO, TAMBÉM CHAMADO DE GAMIFICAÇÃO, É DIFERENTE DO APRENDIZADO BASEADO EM JOGOS, POIS NÃO ENVOLVE ESTUDANTES QUE FAZEM SEUS PRÓPRIOS JOGOS OU JOGANDO VIDEOGAMES FABRICADOS COMERCIALMENTE. DOS DIVERSOS JOGOS QUE PODEM POSSIBILITAR A GAMIFICAÇÃO DE UM DETERMINADO CONTEÚDO O KAHOOT, UM JOGO ON-LINE EM FORMA QUIZ, É UM DOS MAIS POPULARES ENTRE PROFESSORES. A OPERACIONALIZAÇÃO DO JOGO É BASTANTE SIMPLES, O DISCENTE APENAS CRIAR UM CADASTRO PARA ELABORAÇÃO DAS QUESTÕES E EM SEGUIDA COMPARTILHAR O LINK E O PIM, QUE É A SENHA DO JOGO, COM A TURMA. ATRAVÉS DO USO DESTE JOGO FOI POSSÍVEL AVALIAR O NÍVEL DE APRENDIZADO DO CONTEÚDO DE BOTÂNICA DE UMA TURMA DE SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA SALA DE AULA INVERTIDA. O OBJETIVO FOI O DE AVALIAR A POTENCIALIDADE DESTA METODOLOGIA. DE FORMA GERAL, OS ALUNOS CONSEGUIRAM ACERTAR VÁRIAS PERGUNTAS NO QUIZ. O USO DO KAHOOT MOSTROU-SE BASTANTE EFICAZ PARA AVALIAR ALGUMA ATIVIDADE FEITA A PARTIR DA METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA. CONFORME OS DADOS COLETADOS, GRANDE PARTE DOS ALUNOS QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO AFIRMARAM TEREM GOSTADO DO USO DESTES RECURSOS, BEM COMO DA METODOLOGIA APLICADA.