SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69525 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 4503 "titulo" => "SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4503_26072020125939.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DILMAR JÚNIOR" "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69525 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 396 "inscrito_id" => 4503 "titulo" => "SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA" "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4503_26072020125939.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "DILMAR JÚNIOR" "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }