O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM PROMOVER UMA DISCUSSÃO ACERCA DA EDUCAÇÃO NUM CENÁRIO DE PANDEMIA, REFLETINDO SOBRE O PROCESSO DE MIGRAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA O MODELO DE ENSINO REMOTO, ANALISANDO AS BARREIRAS DE ACESSO ÀS TECNOLOGIAS ENFRENTADAS PELOS AGENTES DIRETAMENTE LIGADOS À EDUCAÇÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E REVISTAS SOBRE OS PRINCIPAIS TEMAS ABORDADOS NESTA PESQUISA QUE FORAM ENRIQUECIDOS COM REPORTAGENS E ENTREVISTAS DA IMPRENSA NACIONAL. ADEMAIS, PARA ANALISAR AS BARREIRAS DE ACESSO AOS RECURSOS TECNOLÓGICOS, FOI REALIZADA A REUNIÃO DE DADOS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS REALIZADO PELA PESQUISA TIC EDUCAÇÃO (2019), JUNTAMENTE COM OS DADOS DA TIC DOMICÍLIOS (2019) QUE TEM O OBJETIVO DE MAPEAR O ACESSO ÀS TICS NOS DOMICÍLIOS DO PAÍS. NESTE CONTEXTO, DIANTE DAS CONSEQUÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS QUE A PANDEMIA VEM TRAZENDO PARA TODA A COMUNIDADE, SURGE A IMPORTÂNCIA DO APOIO GOVERNAMENTAL E DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO AOS ESTUDANTES DE BAIXA RENDA E AOS PROFESSORES NOS MAIS DIFERENTES NÍVEIS DA EDUCAÇÃO PARA QUE CONSIGAM DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.