DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68291 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 3695 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19" "resumo" => "O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES CONJUNTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PESQUISA UTILIZOU, UMA METODOLOGIA MISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE TIPO SURVEY ENVIADO PARA 593 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GESTÃO MUNICIPAL, ONDE SE OBTEVE O RETORNO DE 28 ARQUIVOS VÁLIDOS. FOI UTILIZADO METODOLOGIA LIKERT PARA ANALISAR AS QUESTÕES DE ESCALA LINEAR. NO QUE SE REFERE AO PERFIL, OS RESULTADOS APONTARAM QUE 90% DA AMOSTRA É COMPOSTA POR PROFISSIONAIS GRADUADOS EM PEDAGOGIA, SENDO AINDA QUE, AO MENOS 50% TEM POUCA EXPERIÊNCIA COM ENSINO ESPECÍFICO EM QUESTÃO. NO QUE TANGE AS REFERÊNCIAS QUANTO AOS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS, NO GERAL, FORAM ENCONTRADOS DISCORDÂNCIAS COM RELAÇÃO A IGUALDADE DE ENSINO; ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PARA ATUAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA. A ANÁLISE DE FREQUÊNCIAS TAMBÉM DEMONSTROU QUE OS DOCENTES ENTENDEM QUE O ENSINO SERÁ IMPACTADO PELOS EFEITOS DA PANDEMIA, MAS TANTO A ESCOLA QUANTO OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NÃO POSSUEM RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA E SUAS LIMITAÇÕES, SUGERE-SE A APLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS COM A TEMÁTICA, ABORDANDO O CONTEXTO DO ENSINO REGULAR, COMPARANDO RESULTADOS OU REALIZANDO ANÁLISES MAIS DETALHADAS, INCLUSIVE A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES PSICOPEDAGÓGICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CLASSE MULTISSERIADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3695_03072020003004.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA GUINE BORGES" "autor_nome_curto" => "GESSICA GUINÉ" "autor_email" => "gessica.borges@live.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68291 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 291 "inscrito_id" => 3695 "titulo" => "DESAFIOS DO ENSINO EM CLASSES MULTISSERIADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE COVID-19" "resumo" => "O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FEIRA DE SANTANA ACERCA DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CLASSES CONJUNTAS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. PARA TANTO, A PESQUISA UTILIZOU, UMA METODOLOGIA MISTA, A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DE TIPO SURVEY ENVIADO PARA 593 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE GESTÃO MUNICIPAL, ONDE SE OBTEVE O RETORNO DE 28 ARQUIVOS VÁLIDOS. FOI UTILIZADO METODOLOGIA LIKERT PARA ANALISAR AS QUESTÕES DE ESCALA LINEAR. NO QUE SE REFERE AO PERFIL, OS RESULTADOS APONTARAM QUE 90% DA AMOSTRA É COMPOSTA POR PROFISSIONAIS GRADUADOS EM PEDAGOGIA, SENDO AINDA QUE, AO MENOS 50% TEM POUCA EXPERIÊNCIA COM ENSINO ESPECÍFICO EM QUESTÃO. NO QUE TANGE AS REFERÊNCIAS QUANTO AOS DESAFIOS PARA PROMOÇÃO DO ENSINO EM SALAS MULTISSERIADAS, NO GERAL, FORAM ENCONTRADOS DISCORDÂNCIAS COM RELAÇÃO A IGUALDADE DE ENSINO; ADEQUAÇÃO DE CONTEÚDOS E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES PARA ATUAR COM EDUCAÇÃO INFANTIL MULTISSERIADA. A ANÁLISE DE FREQUÊNCIAS TAMBÉM DEMONSTROU QUE OS DOCENTES ENTENDEM QUE O ENSINO SERÁ IMPACTADO PELOS EFEITOS DA PANDEMIA, MAS TANTO A ESCOLA QUANTO OS RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS NÃO POSSUEM RECURSOS SUFICIENTES PARA IMPLEMENTAR ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. CONSIDERANDO OS RESULTADOS DA PESQUISA E SUAS LIMITAÇÕES, SUGERE-SE A APLICAÇÃO DE NOVOS ESTUDOS COM A TEMÁTICA, ABORDANDO O CONTEXTO DO ENSINO REGULAR, COMPARANDO RESULTADOS OU REALIZANDO ANÁLISES MAIS DETALHADAS, INCLUSIVE A PARTIR DA CONSIDERAÇÃO DE FATORES PSICOPEDAGÓGICOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => "CLASSE MULTISSERIADA, EDUCAÇÃO INFANTIL, COVID-19, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA9_ID3695_03072020003004.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GESSICA GUINE BORGES" "autor_nome_curto" => "GESSICA GUINÉ" "autor_email" => "gessica.borges@live.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }