AO LONGO DOS ANOS, A CURADORIA TEM SE MOSTRADO EM DIFERENTES ATIVIDADES SER UMA PRÁTICA RELEVANTE, PROPORCIONANDO ASSIM UMA EVOLUÇÃO DE CONHECIMENTO E AVANÇOS EM DIFERENTES ÁREAS. ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO CONTRIBUIR NO PROCESSO REFLEXIVO DO PROFESSOR SOBRE O TEMA EXPOSTO E NA SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, ESCLARECER QUANTO AS POSSÍVEIS ESTRATÉGIAS QUE UM PROFESSOR CURADOR PODE DISPOR, FILTRANDO NO MEIO DE TANTAS INFORMAÇÕES, O QUE HÁ DE MAIS RELEVANTE NO CONTEÚDO A SER COMPARTILHADO COM OS DISCENTES. NO CONTEXTO ESCOLAR É O DOCENTE QUE CRIA CONEXÕES PARA UM CONHECIMENTO CONTEXTUALIZADO E NA EJA, O PROFESSOR CURADOR DEVE TAMBÉM, RESPEITAR AS DIMENSÕES DO TEMPO FÍSICO, TEMPO VIVIDO E TEMPO PEDAGÓGICO. NESTE SENTIDO, ESTE PROFISSIONAL AO REALIZAR ESTA MEDIAÇÃO, BUSCA TEMAS E MATERIAIS DIFERENCIADOS QUE UTILIZEM AS VIVENCIAS DOS ALUNOS E OPORTUNIZEM UM ENSINO DE QUALIDADE. A EDUCOMUNICAÇÃO, QUANDO UTILIZADO OS FILTROS CURADORES NECESSÁRIOS, PODE TORNAR-SE UMA FERRAMENTA QUE POSSIBILITA O POTENCIALIZAR DO APRENDIZADO DO ALUNO, TRAZENDO PROBLEMATIZAÇÕES PERTINENTES AO CONTEÚDO EXPLANADO. A CURADORIA EDUCACIONAL NESTE SENTIDO GERA AUTONOMIA REFLEXIVA E PROPULSIONA, CONFORME JÁ RELATADO PELO EDUCADOR PAULO FREIRE, A MUDANÇA SOCIAL, POR MEIO DA AMPLIAÇÃO DE DISCUSSÕES EMBASADAS EM UM CONTEÚDO QUE TENHAM UM REAL SIGNIFICADO AO ALUNO.