ESSE ESTUDO APRESENTA UMA REVISÃO DE LITERATURA QUE COMPÕE UMA PESQUISA QUE TEM POR OBJETIVO INVESTIGAR COMO AS AÇÕES DA FAMÍLIA E DA ESCOLA AFETAM A ESCOLHA PROFISSIONAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. BUSCAMOS CONHECER O QUE VEM SENDO DISCUTIDO E PESQUISADO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO A RESPEITO DOS ASPECTOS QUE PODEM INFLUENCIAR O PROCESSO DE ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DO 3O ANO DO ENSINO MÉDIO. ESPINOSA, WALLON E VIGOTSKI SÃO OS PRINCIPAIS AUTORES QUE FUNDAMENTAM ESTE TRABALHO. AS BASES ESCOLHIDAS PARA A REVISÃO FORAM CAPES E EDUC@ E NOVE COMBINAÇÕES DE DESCRITORES PARA A BUSCA DE TRABALHOS FORAM UTILIZADAS: ENSINO MÉDIO, AFETIVIDADE, ESCOLHA PROFISSIONAL, ESCOLHA DA CARREIRA, INFLUÊNCIA E MOTIVAÇÃO. O RECORTE TEMPORAL FOI ENTRE 2010 E 2018. A BUSCA POSSIBILITOU A SELEÇÃO DE 46 ARTIGOS. A REVISÃO DE LITERATURA REALIZADA DEMONSTROU UMA TENDÊNCIA EM TRATAR AS INFLUÊNCIAS NA ESCOLHA PROFISSIONAL A PARTIR DE QUESTÕES RELACIONADAS TANTO AO PROFESSOR, QUANTO À FAMÍLIA E OUTROS ASPECTOS RELACIONADOS A ESTES CONTEXTOS. HÁ A PRESENÇA MARCANTE DA DISCUSSÃO SOBRE A RELEVÂNCIA DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E TAMBÉM HÁ ESTUDOS QUE EVIDENCIARAM A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLHA PROFISSIONAL E A AUTOEFICÁCIA.