REFLETINDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO
DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69435 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1073 "inscrito_id" => 1626 "titulo" => """ REFLETINDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO\r\n DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL """ "resumo" => """ ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NO\r\n ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. APESAR DE LEGALMENTE SE ASSEGURAR\r\n UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA “TODOS”, INCLUINDO O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A REALIDADE\r\n EDUCACIONAL, APRESENTA-SE FRAGMENTADA DADA A INSUFICIÊNCIA DA FORMAÇÃO OFERECIDA COMO SUBSÍDIO À\r\n ATUAÇÃO DOCENTE, ENTRE OUTRAS VARIÁVEIS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DE AÇÕES GARANTIDORAS DE UM ENSINO\r\n EQUITATIVO E DE QUALIDADE. LEVANTA-SE ASSIM, COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DAS\r\n POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA POR DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO\r\n AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL? O PERCURSO METODOLÓGICO COMPORTOU PESQUISA\r\n BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COMPLEMENTADA PELA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE EM UM ESTUDO DE CASO.\r\n OS SUJEITOS, PROFESSORES ATUANTES EM CLASSE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, AO MESMO TEMPO, PRESTADORES DE\r\n ATENDIMENTO A UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL (PC), DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA\r\n ESTADUAL, DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA SANTISTA, SP, FORAM OS PARTICIPANTES DAS ENTREVISTAS. O ESTUDO\r\n FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE MAZZOTTA; MANTOAN; PIMENTA; CARVALHO; NÓVOA, ENTRE OUTROS. OS\r\n DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. ENTRE OS ACHADOS, OS PROFESSORES NÃO SE CONSIDERAM\r\n DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS,\r\n TANTO NO ASPECTO FORMATIVO QUANTO PELO RESTRITO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO AO PROCESSO ENSINO\r\n APRENDIZAGEM; ASSINALAM TAMBÉM A INSUFICIÊNCIA DE MEDIDAS A GARANTIR, COMO PRECONIZAM AS POLÍTICAS\r\n PÚBLICAS, ENSINO DE QUALIDADE E EQUIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL,, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS,, FORMAÇÃO DOCENTE., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1626_31082020132157.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE DE ALMEIDA OSTLER" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "de.scorpion@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69435 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1073 "inscrito_id" => 1626 "titulo" => """ REFLETINDO SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS E A FORMAÇÃO\r\n DOCENTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL """ "resumo" => """ ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NO\r\n ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. APESAR DE LEGALMENTE SE ASSEGURAR\r\n UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA “TODOS”, INCLUINDO O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A REALIDADE\r\n EDUCACIONAL, APRESENTA-SE FRAGMENTADA DADA A INSUFICIÊNCIA DA FORMAÇÃO OFERECIDA COMO SUBSÍDIO À\r\n ATUAÇÃO DOCENTE, ENTRE OUTRAS VARIÁVEIS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DE AÇÕES GARANTIDORAS DE UM ENSINO\r\n EQUITATIVO E DE QUALIDADE. LEVANTA-SE ASSIM, COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DAS\r\n POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA POR DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO\r\n AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL? O PERCURSO METODOLÓGICO COMPORTOU PESQUISA\r\n BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COMPLEMENTADA PELA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE EM UM ESTUDO DE CASO.\r\n OS SUJEITOS, PROFESSORES ATUANTES EM CLASSE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, AO MESMO TEMPO, PRESTADORES DE\r\n ATENDIMENTO A UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL (PC), DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA\r\n ESTADUAL, DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA SANTISTA, SP, FORAM OS PARTICIPANTES DAS ENTREVISTAS. O ESTUDO\r\n FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE MAZZOTTA; MANTOAN; PIMENTA; CARVALHO; NÓVOA, ENTRE OUTROS. OS\r\n DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. ENTRE OS ACHADOS, OS PROFESSORES NÃO SE CONSIDERAM\r\n DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS,\r\n TANTO NO ASPECTO FORMATIVO QUANTO PELO RESTRITO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO AO PROCESSO ENSINO\r\n APRENDIZAGEM; ASSINALAM TAMBÉM A INSUFICIÊNCIA DE MEDIDAS A GARANTIR, COMO PRECONIZAM AS POLÍTICAS\r\n PÚBLICAS, ENSINO DE QUALIDADE E EQUIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL,, POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS,, FORMAÇÃO DOCENTE., , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA10_ID1626_31082020132157.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE DE ALMEIDA OSTLER" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "de.scorpion@hotmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO" "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }