ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DOCENTE NO
ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. APESAR DE LEGALMENTE SE ASSEGURAR
UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA “TODOS”, INCLUINDO O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, A REALIDADE
EDUCACIONAL, APRESENTA-SE FRAGMENTADA DADA A INSUFICIÊNCIA DA FORMAÇÃO OFERECIDA COMO SUBSÍDIO À
ATUAÇÃO DOCENTE, ENTRE OUTRAS VARIÁVEIS, COM VISTAS À PROMOÇÃO DE AÇÕES GARANTIDORAS DE UM ENSINO
EQUITATIVO E DE QUALIDADE. LEVANTA-SE ASSIM, COMO QUESTÃO CENTRAL: QUAIS AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DAS
POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA RELAÇÃO COM A REALIDADE VIVENCIADA POR DOCENTES QUE ATUAM NO ATENDIMENTO
AOS ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL? O PERCURSO METODOLÓGICO COMPORTOU PESQUISA
BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, COMPLEMENTADA PELA PESQUISA QUALITATIVA COM BASE EM UM ESTUDO DE CASO.
OS SUJEITOS, PROFESSORES ATUANTES EM CLASSE DO ENSINO MÉDIO REGULAR, AO MESMO TEMPO, PRESTADORES DE
ATENDIMENTO A UM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL (PC), DO SEGUNDO ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA
ESTADUAL, DE UM MUNICÍPIO DA BAIXADA SANTISTA, SP, FORAM OS PARTICIPANTES DAS ENTREVISTAS. O ESTUDO
FUNDAMENTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE MAZZOTTA; MANTOAN; PIMENTA; CARVALHO; NÓVOA, ENTRE OUTROS. OS
DADOS FORAM AGRUPADOS EM CATEGORIAS DE ANÁLISE. ENTRE OS ACHADOS, OS PROFESSORES NÃO SE CONSIDERAM
DEVIDAMENTE PREPARADOS PARA O ATENDIMENTO AOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS,
TANTO NO ASPECTO FORMATIVO QUANTO PELO RESTRITO SUPORTE PEDAGÓGICO E METODOLÓGICO AO PROCESSO ENSINO
APRENDIZAGEM; ASSINALAM TAMBÉM A INSUFICIÊNCIA DE MEDIDAS A GARANTIR, COMO PRECONIZAM AS POLÍTICAS
PÚBLICAS, ENSINO DE QUALIDADE E EQUIDADE NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL.