ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68059 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2743 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LICENCIATURA EM BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID949_01102020221259.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELLA CAMARA" "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68059 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2743 "inscrito_id" => 949 "titulo" => "ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO MARANHÃO" "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EPISTEMOLOGIA, EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR, LICENCIATURA EM BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID949_01102020221259.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELLA CAMARA" "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }