ESTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR COMO AS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS QUE FORMAM PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTEMPLAM ESTUDOS E DISCUSSÕES ACERCA DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA. PARA ISSO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DE TIPOLOGIA DOCUMENTAL. O CORPUS DA PESQUISA FOI FORMADO PELOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO (PPC) DAS TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DA ILHA DE SÃO LUÍS, MARANHÃO, QUE OFERTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. FOI REALIZADA A ANÁLISE A PARTIR DO REFERENCIAL DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E EMERGIRAM TRÊS CATEGORIAS ANALÍTICAS: DISCIPLINAS CURRICULARES; COMPONENTE CURRICULAR E PERFIL DO EGRESSO. A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE AINDA HÁ LACUNAS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. NO QUE CONCERNE A UMA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, FILOSOFIA DA CIÊNCIA E O ENSINO, AINDA SE ENCONTRA INCIPIENTE, UMA VEZ QUE DAS TRÊS INSTITUIÇÕES ANALISADAS APENAS DUAS APRESENTARAM DISCIPLINAS ESPECÍFICAS QUE ABORDAM ASPECTOS RELACIONADOS A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIAS EM SEUS CURRÍCULOS APRESENTANDO POUCO ESPAÇO PARA QUE SE TENHAM PROBLEMATIZAÇÕES E REFLEXÕES MAIORES SOBRE ESTES TEMAS. RESSALTAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TER UM ESPAÇO PARA ESSAS DISCUSSÕES DESDE A FORMAÇÃO INICIAL COMO UM CONTRAPONTO ÀS VISÕES DISTORCIDAS DA CIÊNCIA. É VÁLIDO AINDA RESSALTAR QUE O CURRÍCULO É UMA FERRAMENTA POLÍTICA E DE PODER, SENDO UM REFLEXO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO E REFLETINDO TAMBÉM NOS PROFISSIONAIS QUE SAIRÃO COM SEUS TÍTULOS, SENDO ASSIM, SUMÁRIO QUE DURANTE SUAS FORMAÇÕES, E SOBRETUDO NAS ÁREAS ESPECÍFICAS, POSSAM DAR POSSIBILIDADES E ESPAÇOS PARA QUE SE POSSA RESSIGNIFICAR E NATUREZA E EPISTEMOLOGIA DA CIÊNCIA.