Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS

Palavra-chaves: PEDAGOGIA DE PROJETOS, TRABALHO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69454
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 695
    "inscrito_id" => 3540
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ADOTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS BASES CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS. PARA TANTO, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO CENTRADO EM PROJETOS PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COMO APORTE TEÓRICO, DESTACAM-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE MORETO (2018), UNESCO (1996), JOLIBERT (1994), VENTURA (2002), BARBOSA E HORN (2008), LEITE, MALPIQUE E SANTOS (1989), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA TEÓRICA E PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE ROMPEM COM O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO CENTRADO NO PROFESSOR, COLOCANDO O ALUNO COMO SUJEITO PARTÍCIPE DA APRENDIZAGEM, POR SUA VEZ, FUNDAMENTADA, EM ATIVIDADES PRÁTICAS E SIGNIFICATIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, TRABALHO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3540_30102020162912.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS PEREIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BRAGA"
    "autor_email" => "programador.joao@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE PEDAGOGIA DE AFONSO CLÁUDIO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69454
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 695
    "inscrito_id" => 3540
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA DE PROJETOS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ADOTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS BASES CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS. PARA TANTO, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO CENTRADO EM PROJETOS PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COMO APORTE TEÓRICO, DESTACAM-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE MORETO (2018), UNESCO (1996), JOLIBERT (1994), VENTURA (2002), BARBOSA E HORN (2008), LEITE, MALPIQUE E SANTOS (1989), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA TEÓRICA E PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE ROMPEM COM O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO CENTRADO NO PROFESSOR, COLOCANDO O ALUNO COMO SUJEITO PARTÍCIPE DA APRENDIZAGEM, POR SUA VEZ, FUNDAMENTADA, EM ATIVIDADES PRÁTICAS E SIGNIFICATIVAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PEDAGOGIA DE PROJETOS, TRABALHO PEDAGÓGICO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID3540_30102020162912.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS PEREIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO BRAGA"
    "autor_email" => "programador.joao@gmail.co"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE PEDAGOGIA DE AFONSO CLÁUDIO"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO, DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO, ADOTA COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR AS BASES CONCEITUAIS DA PEDAGOGIA DE PROJETOS. PARA TANTO, PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE O TRABALHO PEDAGÓGICO CENTRADO EM PROJETOS PODE CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. COMO APORTE TEÓRICO, DESTACAM-SE AS CONTRIBUIÇÕES DE MORETO (2018), UNESCO (1996), JOLIBERT (1994), VENTURA (2002), BARBOSA E HORN (2008), LEITE, MALPIQUE E SANTOS (1989), DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO ALTERNATIVA TEÓRICA E PRÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE ROMPEM COM O MODELO TRADICIONAL DE ENSINO CENTRADO NO PROFESSOR, COLOCANDO O ALUNO COMO SUJEITO PARTÍCIPE DA APRENDIZAGEM, POR SUA VEZ, FUNDAMENTADA, EM ATIVIDADES PRÁTICAS E SIGNIFICATIVAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.