ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE ANALISAR A APLICABILIDADE DA CONTEXTUALIZAÇÃO MATEMÁTICA, IDENTIFICANDO PROBLEMAS QUE ACABAM GERANDO UMA PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, ISTO É, CONTEXTOS QUE SÃO ASSOCIADOS DE MANEIRA EQUIVOCADA A CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. CONSISTE EM UM ESTUDO DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, SEGUNDO CARACTERIZADO COMO UMA REVISÃO INTEGRATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA EM BASES DE DADOS DIGITAIS, A PARTIR DO CRUZAMENTO DOS DESCRITORES EDUCAÇÃO MATEMÁTICA; CONTEXTUALIZAÇÃO; MATEMÁTICA. A ANÁLISE FOI ESTRUTURADA COM 14 ARTIGOS, QUE RESPONDIAM AOS CRITÉRIOS PROPOSTOS. OS RESULTADOS APRESENTARAM UM CONSENSO ENTRE OS AUTORES DOS ARTIGOS ANALISADOS, EM RELAÇÃO A UTILIZAÇÃO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. AINDA FOI PERCEBIDO UMA PRESENÇA SIGNIFICATIVA DE QUESTÕES PSEUDO CONTEXTUALIZADAS EM EXAMES NACIONAIS E EM LIVROS DIDÁTICOS. UMA DAS RAZÕES IDENTIFICADAS PARA A PREVALÊNCIA DESSE PROBLEMA SÃO AS DIFERENÇAS DE INTERPRETAÇÃO E DEFINIÇÃO DOS TERMOS CONTEXTUALIZAÇÃO E CONTEXTO. É NECESSÁRIO QUE EXISTA UM SIGNIFICADO QUE ESTEJA ASSOCIADO AO COGNITIVO E AS QUESTÕES SOCIOCULTURAIS PRESENTES NA VIDA DO DISCENTE, COMO TAMBÉM MAIS PESQUISAS QUE BUSQUEM ANALISAR O SIGNIFICADO DE CONTEXTUALIZAÇÃO E TAMBÉM A PSEUDO CONTEXTUALIZAÇÃO, POIS DESTA FORMA O DOCENTE CONSEGUIRÁ DIFERENCIAR UM TERMO DE OUTRO. E NA SUA ATUAÇÃO EM SALA DE AULA CONSEGUIRÁ PRODUZIR UM CONTEÚDO QUE CONTEMPLE UM SIGNIFICADO E QUE MOSTRE A MATEMÁTICA RELACIONADA ÀS SITUAÇÕES HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS.