EM PLENO SÉCULO XXI A INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA VEM SENDO DISCUTIDA DEVIDO AO FATO DE OS PROFESSORES NÃO SABEREM MUITO BEM COMO ABORDAR ESSE ASSUNTO, DE NÃO TEREM TAMBÉM ESTUDADO NA LICENCIATURA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA A FUNDO. PENSANDO NISSO, UMA ATIVIDADE FOI ELABORADA PARA A TURMA DO 3° ANO DO ENSINO MÉDIO (EM) DE UM COLÉGIO PARTICULAR EM ÁREA URBANA DA CIDADE DE SÃO GONÇALO/RJ, QUE ENVOLVEU A HISTÓRIA DA NATUREZA DA LUZ DESDE RENÉ DESCARTES, UM DOS PRIMEIROS A ESTUDAR O ASSUNTO NO SÉCULO XVII. A TURMA FOI DIVIDIDA EM TRÊS GRUPOS: UM EM QUE OS ALUNOS EXPLICARAM OS PENSAMENTOS DOS FILÓSOFOS DA ÉPOCA; UM SEGUNDO GRUPO FICOU RESPONSÁVEL POR CONTAR A HISTÓRIA DA DUALIDADE ONDA PARTÍCULA DA LUZ ATRAVÉS DA MONTAGEM DE UMA ENCENAÇÃO DO DIÁLOGO ENTRE ISAAC NEWTON, QUE DEFENDIA QUE A LUZ ERA FORMADA POR PARTÍCULAS, E HUYGENS, QUE CONCEBIA A LUZ COMO ONDA; E POR ÚLTIMO, O TERCEIRO GRUPO EXPLICOU O EFEITO FOTOELÉTRICO E AS SUAS APLICAÇÕES COMO POR EXEMPLO, AS CÉLULAS FOTOELÉTRICAS. AO FINAL DO TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS FICARAM IMPRESSIONADOS COM A HISTÓRIA, COM OS EXPERIMENTOS E PUDERAM ENTENDER O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA ATRAVÉS DO EFEITO FOTOELÉTRICO.