SILVA, Cryslaine B et al.. Projeto de aula a voz feminina. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69378>. Acesso em: 23/12/2024 00:07
O PRESENTE ARTIGO BUSCA INTRODUZIR UMA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA EM SALA DE AULA. MESMO COM ANOS DE ENSINO EM ESCOLAS, A LITERATURA AINDA É APRESENTADA DENTRO DE UMA ESCOLA LITERÁRIA, ABORDANDO APENAS CARACTERÍSTICAS DESSAS ESCOLAS, SEM REALIZAR O TRABALHO DE ALÉM DESSE ENSINO. MESMO COM UMA FORMA DE ENSINO TÃO ENRAIZADA, É NECESSÁRIO A CONSIDERAÇÃO DE NOVAS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA LITERATURA, COM NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, APRESENTADO AOS ALUNOS COISAS ALÉM DE MERAS CARACTERÍSTICAS DENTRO DE ESCOLAS LITERÁRIAS, MAS QUE PRECISAMOS TRABALHAR DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS E REALIZAR A LEITURA DE LIVROS LITERÁRIOS. . VISANDO APRESENTAR UMA NOVA FORMA PARA ENSINO DA LITERATURA, USAMOS A PROPOSTA DE ZILBERMAN (2005), QUE PROPÕE A EXCLUSÃO DO ENSINO DA LITERATURA ATRAVÉS DAS ESCOLAS LITERÁRIAS, E PROPÕE USAR COMO BASE DE ENSINO OS TEMAS CARACTERIZADORES. ESSA FORMA DE ENSINO BUSCA UTILIZAR DE UM TEMA, PARA ENSINAR LITERATURA. NO PRESENTE TRABALHAMOS USAREMOS A PROPOSTA DE ZILBERMAN (2005) E APRESENTAREMOS UMA AULA COM O TEMA CARACTERIZADOR GÊNERO E MINORIAS. DE ACORDO COM ESSA NOVA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LITERATURA, ORGANIZAMOS UM PROJETO COM SEIS AULAS, CADA UMA COM UMA MÉDIA DE 50MIN, COM O INTUITO DE RELACIONAR O TEXTO LITERÁRIO COM OUTROS OBJETOS DE APRENDIZAGEM, COMO A MÚSICA, ARTE, ETC. AS AULAS SÃO EXPOSITIVAS, E OS ALUNOS TEM CONTATO COM DIVERSAS FORMAS DE ARTE. A EDUCAÇÃO LITERÁRIA DEVE APRESENTAR AO ALUNO O OBJETO DO SEU ENSINO, O LIVRO. PARA EMBASAR NOSSO TRABALHO, USAMOS CÂNDIDO (1972), ZILBERMAN (2005), BORGES (2012) E SILVA (2007).