ESTE TRABALHO PRETENDE DISCUTIR O LUGAR DA IMAGINAÇÃO NAS ESCOLAS PARA ALÉM DO ENSINO INFANTIL E DE SUA RELAÇÃO TRADICIONAL COM O CONTO DE FADAS, COMPREENDENDO QUE ENQUANTO PROCESSO COGNITIVO, A IMAGINAÇÃO TEM IMPACTO NAS DIVERSAS ETAPAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. PARA ISSO DISCORREREMOS SOBRE AS DEFINIÇÕES DE IMAGINAÇÃO, E SUA RELAÇÃO COM A LUDICIDADE E COM O BRINCAR, DEFENDENDO UMA AMPLIAÇÃO DE SEU CONCEITO PARA UM PROCESSO COGNITIVO SUPERIOR. SEGUIREMOS PARA UM BREVE OLHAR SOBRE A IMAGINAÇÃO NO CURRÍCULO, PERCEBENDO A LIMITAÇÃO DE SEU ESPAÇO PARA O BRINCAR. ENTRETANTO, COMO PROCESSO COGNITIVO A IMAGINAÇÃO ESTARÁ PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA, E NOS MAIS DIVERSOS ESPAÇOS CULTURAIS, NECESSITANDO, PORTANTO, SEU DESENVOLVIMENTO NAS DIVERSAS ETAPAS DE ENSINO. FOCAREMOS NA POTÊNCIA DA IMAGINAÇÃO NARRATIVA, POSSIBILIDADE DE COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO, E DA IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA, VISLUMBRAR PARA AS QUESTÕES E AS FORMAS DE CONSTRUIR CONHECIMENTOS, COMO POSSIBILIDADES DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES IMAGINATIVAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FORMAL E ATÉ MESMO FORA DELA. NÃO SE PRETENDE, REAFIRMAR RECEITAS DE BOLOS MAIS VISIBILIZAR CONCEITOS E CONVIDAR OS EDUCADORES A IMAGINAREM SUA INSERÇÃO NO CONTEXTO EDUCACIONAL.