O ATUAL ESTUDO PROPÕE UMA ANÁLISE SOBRE O ESVAZIAMENTO DO ENSINO NA CONTEMPORANEIDADE. TAL INTERESSE SE DÁ EM VIRTUDE DA EXTENSA LISTA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SUGERIDAS PELOS DOCUMENTOS OFICIAIS, SOBRETUDO PELA LDB (BRASIL, 1996), NÃO MENCIONAREM O ENSINO COMO A FUNÇÃO PRECÍPUA DA ESCOLA. PARA TANTO, OBJETIVA-SE DESVELAR O SIGNIFICADO POR DETRÁS DAQUILO QUE ADOTAMOS COMO FUNÇÃO DO ENSINO PARA ESTE ESTUDO, O QUAL ESTÁ INTRÍNSECO À FUNÇÃO DA ESCOLA. A FIM DE ATINGIR TAL OBJETIVO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DOS REFERENCIAIS JÁ CONSOLIDADOS DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. OS DADOS ADVINDOS DESSE ESTUDO, APONTARAM QUE A FATO DESTE DOCUMENTO (LDB) E AS TENDÊNCIAS ESCOLANOVISTAS NÃO VINCULAREM O ENSINO À FUNÇÃO DO PROFESSOR, SIMBOLIZAM UMA DESCARATERIZAÇÃO DA ESCOLA.