O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO TEÓRICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE
ADOTADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. O PRINCIPAL OBJETIVO É BUSCAR SUBSÍDIOS TEÓRICOS QUE JUSTIFIQUEM A
IMPORTÂNCIA E APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DA ATUALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS, TÉCNICAS
DE ENSINO QUE PODEM SER UTILIZADAS COMO UM AUXÍLIO PARA O DOCENTE TORNAR MAIS EFETIVO SEU MODO
DE EDUCAR. ALÉM DISSO, PRETENDE-SE ABORDAR EM QUE CONDIÇÕES E O MOMENTO HISTÓRICO EM QUE TAIS
TÉCNICAS FORAM DESENVOLVIDAS. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS FORAM ORIENTADOS PELA
ABORDAGEM QUALITATIVA, POR INTERMÉDIO DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, DOCUMENTAL E LEVANTAMENTO DE
DADOS. AS DISCUSSÕES OBTIVERAM SUBSÍDIOS PELO DIÁLOGO COM DIFERENTES AUTORES E OS RESULTADOS SÃO
APRESENTADOS ATRAVÉS DOS CONTRAPONTOS ENTRE OS ESTUDIOSOS DO TEMA, OBSERVANDO A IMPORTÂNCIA DA
TEORIA PARA A PRÁTICA DOCENTE APONTANDO SEUS PRINCÍPIOS E AS FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS E
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS DA ATUALIDADE COMO SENDO UMA INOVAÇÃO PARA A SALA DE AULA.