PESSOA, Monique Rufino Silva et al.. . Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/69717>. Acesso em: 05/11/2024 12:30
ESTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO. COM A PREOCUPAÇÃO EM COMPREENDER A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DESTINADAS ÀS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS PAULISTAS SOB A LEI FEDERAL Nº 13.415/ 2017, O ARTIGO PROMOVE UMA ANÁLISE DO PROGRAMA NOVOTEC, O QUAL NORMATIZA E REGULA NOVOS MODELOS DE ENSINO MÉDIO QUE PASSAM A SER OFERTADOS EM 2020, PELO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA (CEETEPS). COM BASE NO PROGRAMA, SELECIONAMOS A MODALIDADE NOVOTEC INTEGRADO NO INTUITO DE COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO QUE SE INSTAURA NO ESTADO DE SÃO PAULO, NO ÂMBITO DO REGIME DE ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. PARA ISSO, TENTAMOS À LUZ DE ESTUDOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E TRABALHO, QUE REVELAM A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO COM BASE NOS NOVOS POSTOS DE TRABALHO, PONTUAR QUE OS MODELOS OFERTADOS E IMPLEMENTADOS NAS ESCOLAS TÉCNICAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO, REVELAM O CARÁTER DA FLEXIBILIZAÇÃO, SENDO ESTA CARACTERÍSTICA CENTRAL NO REGIME DA ACUMULAÇÃO FLEXÍVEL. PARA ISSO, UTILIZAMOS DE ANÁLISE DOCUMENTAL E DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. NA PRIMEIRA, CATEGORIZAMOS, QUANTIFICAMOS E SELECIONAMOS AS MODALIDADES EXISTENTES NA AUTARQUIA. DEPOIS, DE MODO A CONTEMPLAR A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, REALIZAMOS A LEITURA DO PLANO DE CURSO DA MODALIDADE INTEGRADA, APONTANDO ALGUMAS DISCUSSÕES QUE REVELAM A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO NOVOTEC INTEGRADO. ESPERAMOS COM ESTA PESQUISA PROMOVER FUTUROS DEBATES ACERCA DA FORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NO SENTIDO DE COLABORAR COM ESTUDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO.