PROPOMO-NOS AVALIAR COMO O PROCESSO DE ENSINO REMOTO TEM SIDO NAS UNIVERSIDADES, DESDE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO PRIVADO E PÚBLICO EM QUE TOMARAM DEVIDAS DECISÕES (OU NÃO) DE RETOMAR O PROCESSO FORMATIVO DAS ATIVIDADES EDUCACIONAIS POR MEIO DE AULAS REMOTAS. CONDUZIMOS UMA ABORDAGEM QUALITATIVA PARA O ESTUDO DESTA PESQUISA, UTILIZANDO INSTRUMENTOS DE MÍDIA DIGITAL, ALCANÇANDO RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE RECURSOS COMO: ARTIGOS, CONVERSAS NO WHATSAPP, LIVES, REPORTAGENS, ETC. QUANTO AOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS RELACIONAMOS-NOS NAS CONTRIBUIÇÕES DE: ARANHA (2006); MORAN (2015); SANTOS (2014), ENTRE OUTROS. RESSALTAMOS QUE ESTE É UM MOMENTO DE PENSARMOS NO QUE ESTAMOS FAZENDO ENQUANTO UNIVERSITÁRIOS E COMO AGENTES TRANSFORMADORES, UMA VEZ QUE, SOMOS HABITANTES DE UM UNIVERSO QUE PRECISA DE IMPORTANTES PAPÉIS PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO, REGIONAL E SUSTENTÁVEL.