A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DIANTE DAS DEMANDAS SOCIAIS
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 67618 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 6026 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DIANTE DAS DEMANDAS SOCIAIS" "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE RELATOS E VIVÊNCIAS ADQUIRIDOS EM DOIS MOMENTOS DE PESQUISA RESULTANTES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, A FIM DE MOSTRAR OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DE REVELAR A IMPORTÂNCIA DESTES DIANTE DAS NECESSIDADES E DEMANDAS SOCIAIS. PARA TANTO, OBJETIVA: A) ANALISAR AS AÇÕES PROMOVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “A PROVA BRASIL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA PARCERIA ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA – ANO II”; B) INVESTIGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO “O SEMINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE”; C) CONSTATAR A RELEVÂNCIA DAS INICIATIVAS TOMADAS NO ÂMBITO DOS PROJETOS SUPRACITADOS. À VISTA DISSO, TEM COMO SUPORTE TEÓRICO IDEIAS DE BRASIL/MEC (1998), BRASIL/MEC/PDE (2008), SCHNEUWLY & DOLZ (2004), DE MODO QUE NORTEIAM AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS. ESTA PESQUISA CONFIGURA-SE, POIS, COMO QUALITATIVA, GUIADA POR UM VIÉS DESCRITIVO-INTERPRETATIVO, O QUAL ANALISA DADOS DOCUMENTAIS E RESULTANTES DAS INTERVENÇÕES EM CAMPO. POR CONSEGUINTE, OBTÊM RESULTADOS POSITIVOS: POR UM LADO, HOUVE UMA CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA ENTRE OS LICENCIANDOS EM LETRAS E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROL DA MELHORIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE FOI APLICADA NO FINAL DE 2017; E POR OUTRO, INSERIU A ORALIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE QUE SE LEGITIMA TÃO SOMENTE COMO OBJETO DE ENSINO EM SI. ISSO INDICA QUE AS ATIVIDADES DE AMBOS OS PROJETOS DESEMPENHARAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS E PARA OS ESPAÇOS DE ENSINO, ONDE FORAM DESENVOLVIDAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROJETO DE EXTENSÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, DEMANDAS SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6026_03092020181603.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANNY FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANNY FERNANDES" "autor_email" => "daianny10feernandes@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 67618 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1587 "inscrito_id" => 6026 "titulo" => "A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES DIANTE DAS DEMANDAS SOCIAIS" "resumo" => "ESTE TRABALHO VERSA SOBRE RELATOS E VIVÊNCIAS ADQUIRIDOS EM DOIS MOMENTOS DE PESQUISA RESULTANTES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, A FIM DE MOSTRAR OS IMPACTOS DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E DE REVELAR A IMPORTÂNCIA DESTES DIANTE DAS NECESSIDADES E DEMANDAS SOCIAIS. PARA TANTO, OBJETIVA: A) ANALISAR AS AÇÕES PROMOVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO “A PROVA BRASIL NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: POR UMA PARCERIA ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A EDUCAÇÃO BÁSICA – ANO II”; B) INVESTIGAR AS ATIVIDADES REALIZADAS NO PROJETO “O SEMINÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA E NA UNIVERSIDADE”; C) CONSTATAR A RELEVÂNCIA DAS INICIATIVAS TOMADAS NO ÂMBITO DOS PROJETOS SUPRACITADOS. À VISTA DISSO, TEM COMO SUPORTE TEÓRICO IDEIAS DE BRASIL/MEC (1998), BRASIL/MEC/PDE (2008), SCHNEUWLY & DOLZ (2004), DE MODO QUE NORTEIAM AS PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PROJETOS. ESTA PESQUISA CONFIGURA-SE, POIS, COMO QUALITATIVA, GUIADA POR UM VIÉS DESCRITIVO-INTERPRETATIVO, O QUAL ANALISA DADOS DOCUMENTAIS E RESULTANTES DAS INTERVENÇÕES EM CAMPO. POR CONSEGUINTE, OBTÊM RESULTADOS POSITIVOS: POR UM LADO, HOUVE UMA CONSOLIDAÇÃO DA PARCERIA ENTRE OS LICENCIANDOS EM LETRAS E A EDUCAÇÃO BÁSICA EM PROL DA MELHORIA NO DESEMPENHO DOS ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PROVA BRASIL DE LÍNGUA PORTUGUESA QUE FOI APLICADA NO FINAL DE 2017; E POR OUTRO, INSERIU A ORALIDADE NO CONTEXTO DE SALA DE AULA SOB A PERSPECTIVA DE QUE SE LEGITIMA TÃO SOMENTE COMO OBJETO DE ENSINO EM SI. ISSO INDICA QUE AS ATIVIDADES DE AMBOS OS PROJETOS DESEMPENHARAM CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS NOS E PARA OS ESPAÇOS DE ENSINO, ONDE FORAM DESENVOLVIDAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROJETO DE EXTENSÃO, ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, DEMANDAS SOCIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID6026_03092020181603.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAIANNY FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAIANNY FERNANDES" "autor_email" => "daianny10feernandes@gmail" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }