NO ENSINO FUNDAMENTAL II O ESTUDO DAS CIÊNCIAS NATURAIS, COM A CRIAÇÃO DOS TRÊS EIXOS TEMÁTICOS A PARTIR DA NOVA VERSÃO DA BNCC 2018, SOFRERAM DIVERSAS MODIFICAÇÕES. AS ALTERAÇÕES ENFOCAM NA NECESSIDADE DE DIMINUIÇÃO DA PASSIVIDADE DOS ALUNOS, ELIMINANDO
UMA APRENDIZAGEM CENTRADA APENAS EM METODOLOGIAS DE ENSINO TRADICIONAIS, PORTANTO, É IMPRESCINDÍVEL A BUSCA POR METODOLOGIAS ALTERNATIVAS, PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE ALUNOS MAIS ATUANTES E INVESTIGATIVOS, APLICANDO A APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA DENTRO DA SALA DE AULA. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS ALTERNATIVOS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM A SER APLICADA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MAURA DE MEDEIROS BEZERRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE MACAU/RN, NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO DE 2019. OS CONTEÚDOS E AS TURMAS ABORDADAS NO PRESENTE ESTUDO FORAM: (1) CAMADAS DA TERRA NO 6ª ANO, O MATERIAL UTILIZADO FOI A AREIA CINÉTICA CASEIRA; (2) SERES INVERTEBRADO NO 7ª ANO, ELABORAÇÃO DE MODELOS DE INVERTEBRADOS COM MASSINHA CASEIRA E; (3) CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL NO 8ª ANO, USANDO MAQUETES COM MATERIAIS RECICLÁVEIS. OS ALUNOS DAS REFERIDAS TURMAS REAGIRAM DE FORMA BASTANTE POSITIVA, FORAM PARTICIPATIVOS, MANTIVERAM-SE MOTIVADOS DIANTE DE UMA NOVA PROPOSTA EDUCACIONAL. AS TRÊS TURMAS APRESENTARAM MELHOR RENDIMENTO NA ATIVIDADE AVALIATIVA
REALIZADA APÓS A UTILIZAÇÃO DOS MODELOS DIDÁTICOS. E CONTRAPARTIDA, O RESULTADO NAS TURMAS QUE NÃO FORAM UTILIZADOS OS MODELOS DIDÁTICOS E SIM, APENAS A METODOLOGIA TRADICIONAL, NÃO FORAM TÃO SATISFATÓRIOS, DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE
METODOLOGIAS ALTERNATIVAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.