NO DECORRER DA VIDA ESCOLAR NO TRABALHO COM O TEXTO LITERÁRIO, É DIFÍCIL PERCEBER O USO DE NARRATIVAS QUE VALORIZEM A HISTÓRIA DE DIFERENTES POVOS POR MEIO DE SUAS PRÓPRIAS PERSPECTIVAS, HAVENDO UMA PREDOMINÂNCIA DE NARRATIVAS EUROCÊNTRICAS E HEGEMÔNICAS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI REFLETIR SOBRE COMO A UTILIZAÇÃO DO LETRAMENTO RACIAL LIGADO AO LETRAMENTO CRÍTICO POR INTERMÉDIO DA LITERATURA AFRICANA, PROPICIA O (RE)CONHECIMENTO RACIAL E O ENFRENTAMENTO DE CONCEITOS E PRÉ-CONCEITOS ÉTNICO-RACIAIS, BEM COMO A CRITICIDADE, O DEBATE, A CONSCIENTIZAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DAS LITERATURAS ANTICOLONIAIS. PARA FUNDAMENTAR A PESQUISA, UTILIZARAM-SE AS DISCUSSÕES DE TEÓRICOS COMO SOARES (2004), STREET (2014), SKERRETT (2011), GUINIER (2004), MOSLEY (2010), CANDIDO (1995), RIBEIRO (2020), MUNANGA (2012), GOMES (2012), FERREIRA (1987), ENTRE OUTROS. ESTE ESTUDO É DE NATUREZA QUALITATIVA E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. APOIANDO-SE NOS RESULTADOS DA PESQUISA, PODE-SE CONCLUIR QUE A UTILIZAÇÃO DE LETRAMENTOS QUE RECONHECEM HISTÓRIA, CULTURA E IDENTIDADES DE RAÇA ADVINDAS DA LITERATURA AFRICANA, POSSIBILITAM UMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO LEITOR LITERÁRIO, OPORTUNIZANDO A CONSTRUÇÃO DE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS MAIS AGRADÁVEIS, A DESMITIFICAÇÃO DE PRECONCEITOS ARRAIGADOS E O TRABALHO COM TEMAS POLÍTICOS CONTEMPORÂNEOS.