O CENÁRIO ATUAL TEM SIDO MARCADO POR GRANDES MUDANÇAS E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, QUE VEM REPERCUTIDO NAS DIVERSAS ESFERAS DA SOCIEDADE, AFETANDO DIRETAMENTE TODOS OS NÍVEIS DA EDUCAÇÃO, E EM PARTICULAR O ENSINO SUPERIOR, ESSAS TRANSFORMAÇÕES SIMBOLIZAM NOVOS DESAFIOS FRENTE AO DOCENTE E À UNIVERSIDADE. DIANTE DESTA AFIRMAÇÃO PRETENDE-SE COM ESSE ARTIGO LANÇAR UMA REFLEXÃO REFERENTE AO DESAFIO DE SER DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR EM PLENO SÉCULO XXI, NA QUAL O DOCENTE É UM AGENTE INFLUENCIADOR EM VÁRIOS ASPECTOS DO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO, BUSCANDO COMPREENDER SUAS PERCEPÇÕES E ANALISANDO AS CARACTERÍSTICAS DESTA MODALIDADE. ABORDANDO O TEMA INICIALMENTE COM UMA VISÃO REFLEXIVA SOBRE O PROCESSO DE DOCÊNCIA DISCORRENDO SOBRE OS SEUS DESAFIOS. TENDO COMO OBJETIVO GERAL, COMPREENDER QUAIS AS DIFICULDADES DO DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR ANALISANDO COMO ESTE PROFISSIONAL SUPERA TAIS CONFLITOS. PORTANTO, ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO QUALITATIVO DO PONTO DE VISTA DE NATUREZA BÁSICA E DE REALIZAÇÃO DOS OBJETIVOS EXPLORATÓRIOS BASEADO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS, LIVROS E PESQUISAS SOBRE A TEMÁTICA. NA QUAL O RESULTADO DESTE ESTUDO APONTA QUE ESSES PROFISSIONAIS ENFRENTAM DIVERSOS DESAFIOS FRENTE AS MUDANÇAS SOCIAIS DA ATUALIDADE, MAS QUE PODEM SER SANADAS COM APERFEIÇOAMENTO DAS PRÁTICAS UTILIZADAS.