O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NECESSITA DE UMA NOVA FORMATAÇÃO COM RELAÇÃO À DINÂMICA DAS AULAS, NO AMAZONAS O ENSINO BILÍNGUE PASSA POR DIFICULDADES DEVIDO À FALTA DE ESTRUTURA QUE EXISTE NO CAMPO ORGANIZACIONAL, SEJA POR FATORES POLÍTICOS OU PEDAGÓGICOS INTERNOS, FAR-SE-Á NECESSÁRIA UMA REFORMULAÇÃO COM RELAÇÃO AO MODELO DO ENSINO BILÍNGUE QUE CONSIGA FOMENTAR UMA NOVA MANEIRA DE AGIR E PENSAR NAS RELAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESTRANGEIRA O QUE FICOU CLARO EM FORMAÇÃO REALIZADA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DO ARIZONA NOS ESTADOS UNIDOS, ATRAVÉS DOS CURSOS DE OFFICIAL PREPARATION MATERIAL FOR TEACHING KNOWLEDGE TEST (TKT) COURSE FOR CLIL MODULE (CONTENT AND LANGUAGE INTEGRATED LEARNING) ATRAVÉS DOS QUAIS FOI POSSÍVEL TRAÇAR UMA DIRETRIZ DO PENSAR PARA A MELHORIA DO ENSINO BILÍNGUE NO SISTEMA DE ENSINO DO AMAZONAS.