POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69305 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 5394 "titulo" => "POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DO PAÍS, FOI INSTITUÍDA A LEI 10.639/2003, QUE ESTABELECEU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. TODAVIA, COM MAIS DE QUINZE ANOS DA SUA PROMULGAÇÃO, CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SUA IMPLEMENTAÇÃO. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO QUE POSSIBILITARÁ O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS.PROCEDERÁ À PESQUISA DO TIPO QUALITATIVO, DE NATUREZA APLICADA E A ABORDAGEM COM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCEDIMENTO SERÁ DA PESQUISA-AÇÃO. O LOCAL DE APLICAÇÃO SERÁ O ESCOLAR E O ESPAÇO NÃO-FORMAL, RESPECTIVAMENTE, O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS MARECHAL DEODORO E O ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS (APA). OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO OS PROFESSORES DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI), DO CAMPUS MARECHAL DEODORO E OS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO E EM MEIO AMBIENTE. O MÉTODO DE COLETA DE DADOS SERÁ A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A ANÁLISE DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. COLOCA-SE COMO PRODUTO EDUCACIONAL A SER DESENVOLVIDO O GUIA DIDÁTICO. ESSE INSTRUMENTO PERMITIRÁ A CONEXÃO DO DOCENTE ÀS FONTES PRIMÁRIAS DO APA. LOGO, PRETENDE-SE CONTRIBUIR COM AS AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003, BEM COM, COM A REFLEXÃO DE SUA IMPORTÂNCIA NO CERNE DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE RACIAL EM ALAGOAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO, ARQUIVO PÚBLICO DE ALAGOAS, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA6_ID5394_20082020192302.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉCIO DE SANTANA FILHO" "autor_nome_curto" => "DÉCIO FILHO" "autor_email" => "decio.filhos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69305 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 622 "inscrito_id" => 5394 "titulo" => "POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA" "resumo" => "NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DO PAÍS, FOI INSTITUÍDA A LEI 10.639/2003, QUE ESTABELECEU A OBRIGATORIEDADE DO ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS DE NÍVEIS FUNDAMENTAL E MÉDIO. TODAVIA, COM MAIS DE QUINZE ANOS DA SUA PROMULGAÇÃO, CONTINUA SENDO UM DESAFIO A SUA IMPLEMENTAÇÃO. ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR UMA PROPOSTA DE AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO QUE POSSIBILITARÁ O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM ALAGOAS.PROCEDERÁ À PESQUISA DO TIPO QUALITATIVO, DE NATUREZA APLICADA E A ABORDAGEM COM BASE NO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO. O PROCEDIMENTO SERÁ DA PESQUISA-AÇÃO. O LOCAL DE APLICAÇÃO SERÁ O ESCOLAR E O ESPAÇO NÃO-FORMAL, RESPECTIVAMENTE, O INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS (IFAL), CAMPUS MARECHAL DEODORO E O ARQUIVO PÚBLICO DO ESTADO DE ALAGOAS (APA). OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO OS PROFESSORES DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI), DO CAMPUS MARECHAL DEODORO E OS ALUNOS DOS CURSOS TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO E EM MEIO AMBIENTE. O MÉTODO DE COLETA DE DADOS SERÁ A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, A ANÁLISE DOCUMENTAL E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO. COLOCA-SE COMO PRODUTO EDUCACIONAL A SER DESENVOLVIDO O GUIA DIDÁTICO. ESSE INSTRUMENTO PERMITIRÁ A CONEXÃO DO DOCENTE ÀS FONTES PRIMÁRIAS DO APA. LOGO, PRETENDE-SE CONTRIBUIR COM AS AÇÕES PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003, BEM COM, COM A REFLEXÃO DE SUA IMPORTÂNCIA NO CERNE DE CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE RACIAL EM ALAGOAS." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "AÇÃO EDUCATIVA EM ARQUIVO, ARQUIVO PÚBLICO DE ALAGOAS, ENSINO MÉDIO INTEGRADO, INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS, POLÍTICA DE AÇÃO AFIRMATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA6_ID5394_20082020192302.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉCIO DE SANTANA FILHO" "autor_nome_curto" => "DÉCIO FILHO" "autor_email" => "decio.filhos@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }